O artista multifacetado, Ernesto Xavier, é dotado de várias habilidades e uma delas é a música. Médico de formação e contador de histórias, o jovem de 31 anos se apresenta voluntariamente no primeiro projeto de humanização do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), o Sarau do HGG, nesta quinta-feira (03/04).
Em sua primeira participação no projeto, Ernesto prepara um enredo musical com repertório sertanejo, com referências de grandes nomes da música como Leandro e Leonardo e Rick e Renner.
O artista também promete uma tarde de descontração, com conversas profundas e leitura de seus textos autorais. A apresentação que contempla pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade de saúde começa às 17 horas, no Ambulatório de Medicina Avançada do hospital.
Ao relembrar sobre sua história com a música, Ernesto comenta que ainda tem em mente a memória viva de quando ganhou seu primeiro instrumento musical, um presente de aniversário de seu pai, aos 13 anos.
“Era um Violão Giannini Série Estudo. Logo que ganhei esse presente me matriculei para aprender a tocar. Na época, eu morava em Itumbiara, interior de Goiás, e lembro que fiz aulas com uma professora de música chamada Priscila. Fiz seis meses de aula, o restante aprendi por conta própria. Deus foi generoso na minha dose de perseverança”, conta.
O entusiasta das artes comenta ainda sobre como, para ele, é interessante observar a multiplicidade de sentimentos que se pode extrair de um ‘simples instrumento’ como o violão.
Além disso, afirma que recebeu com alegria o convite para participar do Sarau do HGG, onde terá a oportunidade de se expressar e compartilhar um pouco da sua história.
“Em Itumbiara, eu alegrava meus amigos tocando Jorge e Mateus – que na época era lançamento. Em Goiânia, chamo amigos e parentes à reflexão com a Música Popular Brasileira”.
“No meu intercâmbio na Califórnia, tocava modas tristes e sentidas que expressavam minha saudade de casa. Já em Brasília, reencontrei meu lado rebelde com o tal do rock in roll”.
“É por isso que digo e repito: um violão não é um objeto comum. É quase como se ele tivesse vida. É mais parecido com um livro, que nos faz viajar por lugares desconhecidos. Ou um giz de cera, que nos faz sonhar.”
O artista
Ernesto Xavier nasceu em Goiânia, em 30 de junho de 1994. Viveu em várias cidades do interior do estado, devido à carreira de seu pai como juiz. Em um momento crucial de sua vida, passou aproximadamente onze anos em Itumbiara.
Em 2011, retornou à Goiânia e iniciou o curso de engenharia civil. Quando descobriu sua verdadeira vocação, abandonou a engenharia e mudou-se para Brasília para estudar medicina no ano de 2016.
Formou-se no começo de 2022 e passou a exercer medicina como profissão, mas, nas horas vagas, aventura-se como escritor, músico e praticante de Muay Thai. Seu ingresso no universo literário é marcado pela publicação da obra Sonhos e Devaneios.
Sarau do HGG
Idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Sarau da HGG foi o primeiro projeto de humanização da unidade de saúde.
Lançado em 5 de agosto de 2013, a atividade já contou com a participação de centenas de artistas, que semanalmente, de forma voluntária, vão até o HGG para levar alegria por meio da música a pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade de saúde.
Serviço
Sarau do HGG com Ernesto Xavier
Data: quinta-feira (03/04/2025)
Horário: 17h
Local: Ambulatório de Medicina Avançada do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG)
Saiba mais
HGG implanta aplicativo para transportes de pacientes
HGG é referência em cirurgias bariátricas e metabólicas em Goiás
Cirurgia Plástica do HGG é referência na saúde pública goiana
O post Sarau do HGG apresenta Ernesto Xavier apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora