Walison Veríssimo

Depois de perder as últimas eleições municipais para o prefeito Sandro Mabel (UB), apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) confirmou nesta terça-feira (1º), que estará ao lado do chefe do executivo estadual no evento de lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República. A solenidade será realizada na próxima sexta-feira (4), em Salvador.

A presença de Vanderlan no palanque caiadista marca um novo capítulo na relação política entre os dois, que se enfrentaram direta ou indiretamente nas últimas eleições municipais. Derrotado por Sandro Mabel (UB), nome apoiado por Caiado, o senador agora busca reaproximação com a base do governador, que vem costurando alianças nacionais de olho em 2026.

O gesto não chega a ser surpreendente. No início de março, Vanderlan já havia feito elogios públicos a Caiado, destacando o protagonismo do governador no cenário nacional. “Vejo o Caiado determinado. Está fazendo o dever de casa. Nenhum dos outros está fazendo o trabalho que ele está fazendo. Quem quer ser candidato tem que mostrar, e ele está mostrando”, afirmou a um portal de Goiás.

Vanderlan e Caiado têm histórico de idas e vindas políticas. Em 2020, estavam no mesmo palanque, quando o senador disputou a Prefeitura de Goiânia com apoio do governador, mas perdeu para Maguito Vilela (MDB). Já em 2022, o senador optou por apoiar a candidatura de Vitor Hugo (PL) ao governo estadual, em um movimento que acabou elegendo Wilder Morais (PL) ao Senado.