SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Receita Federal liberou com atraso o acesso ao Meu Imposto de Renda para fazer as declarações no celular, tablet ou online nesta terça-feira (1º), mas houve instabilidade durante todo o dia e contribuintes não conseguiram acessar os dados completos.

Para fazer a declaração online, há a opção de acessar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita) ou baixar o aplicativo oficial da Receita Federal nas lojas da Apple, para iPhone, e Play Store, para Android

Nas lojas não há um aplicativo específico do Meu Imposto de Renda e é preciso tomar cuidado para não instalar aplicativos que não são oficiais. Para fazer a declaração digital é preciso ter nível prata ou ouro no cadastro Gov.br.

As reclamações no site Downdetector, que monitora instabilidade em serviços e portais, dispararam. A falha persistia até o começo da tarde desta terça.

A Receita confirmou a instabilidade técnica do Meu Imposto de Renda, mas disse que não havia falhas para quem preenche a declaração pré-preenchida pelo programa instalado no computador. “A RFB (Receita Federal do Brasil) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) estão atuando na identificação das causas e solução da instabilidade”.

Já o carregamento dos dados da declaração pré-preenchida ocorreu como previsto e estava disponível desde as 9h para o contribuinte. Nesta terça-feira (1º), foram liberadas as informações enviadas por bancos do Brasil e do exterior, bens e direitos adquiridos ou vendidos em 2024, doações feitas no ano passado, previdência privada e criptoativos.

Em 17 de março, o órgão disponibilizou informações do contribuinte e valores enviados por empregadores, imobiliárias, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e prestadores de serviços de saúde.

Já o acesso do Meu Imposto de Renda apresentava telas de erros diferentes entre 9h e 10h. No aplicativo, era gerada a seguinte mensagem: “O preenchimento da declaração de 2025, por este meio, somente será liberado no dia 1º de abril”.

Quando o contribuinte tentava o acesso online pelo portal e-CAC da Receita Federal ou pelo Meu Imposto de Renda, a mensagem de erro era: “Não foi possível completar a operação! É necessário atualizar a lista de declarações para executar novas ações”

Depois da liberação, o sistema estava com instabilidade e a declaração não abria completamente para preenchimento dos dados. Em alguns momentos, o site do e-CAC e do Meu Imposto de Renda também exibia uma tela de erro “503 – Serviço Indisponível”.

Quando a página entrava, o contribuinte se deparava com outra tela de erro com a mensagem: “Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, contate o suporte do sistema”.

A situação gerou reclamações de contribuintes no X (antigo Twitter). Internautas faziam alusão ao programa ter sido anunciado para 1º de abril, o Dia da Mentira, e o atraso na liberação do programa.

No Downdetector, site que monitora instabilidade em serviços e portais, houve um pico de reclamações dos sites da Receita Federal, do Gov.br e do e-CAC nesta manhã de terça. O site da Receita chegou a ter 221 reclamações às 10h47. No portal Gov.br, o maior registro de queixas foi às 13h04, com 87. Já o e-CAC teve 74 reclamações às 9h49.

O prazo para declaração começou em 17 de março e vai até 30 de maio. Quem atrasar o envio terá de pagar uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido no ano-calendário, que no caso é 2024.