SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Sidney Leonel, 21, criador de conteúdo humorístico, é chamado de “Gordão da XJ”, por seus seguidores nas redes sociais. Perguntado sobre as mais de meio milhão de visualizações que alcança diariamente, ele é firme na resposta.

“Meu sucesso vem da curiosidade das pessoas ao ver um obeso vivendo como uma pessoa magra”, diz. Apesar dos inúmeros problemas de saúde, como diabetes, pressão alta e testosterona baixa, o jovem diz preferir olhar para o que conquistou: uma mansão, um carrão de luxo e uma boa vida para a família.

Nascido em São Paulo, o influenciador, que pesa mais de 200 kg, começou a gravar vídeos para a internet com 12 anos. Seu primeiro viral foi dançando sem camiseta. “Antes meu apelido era ‘Gordinho do Vai Toma’, porque sempre fui gordo e dançava uma música do ‘MC Pikachu’. Foi assim que comecei a viralizar, fazendo conteúdos que as pessoas acham engraçado”, lembra.

Mas o reconhecimento só chegou através do amor pelas motos. Após publicar um vídeo pilotando uma XJ6, acumulou mais de 70 milhões de visualizações e deu origem ao apelido ‘Gordão da XJ’. “Desde então, ganho meu dinheiro com a internet e sustento toda a minha família. Sou muito grato apesar das coisas negativas que vem junto também”, afirma.

O criador de conteúdo se refere aos inúmeros comentários negativos e, na maioria das vezes depreciativos, que recebe em todas as suas publicações. Ele relata que, em comentários feitos em suas redes, é possível encontrar todo tipo de piada que qualquer gordo já ouviu na vida. “Tento não ler nada, mas às vezes sofro preconceito fora das redes sociais, isso eu não consigo controlar.”

Na última segunda-feira (17), Sidney compartilhou em seu perfil que sofreu gordofobia durante um voo para João Pessoa. Ele conta que viajava acompanhado da namorada, Nicolle Caroline, quando encostou a barriga sem querer em uma passageira. Segundo ele, a mulher teve nojo e limpou o braço em seguida, “como se eu estivesse sujo”. A publicação viralizou e seu apelido entrou nos tópicos mais comentados do dia no Google.

Porém, o influenciador diz não ter baixado a cabeça e afirma que usou a situação como incentivo para voltar a fazer a dieta recomendada por seu nutricionista. Ele, que passou por problemas de saúde mental, havia parado com o regime, tendo voltado a ganhar alguns quilos que havia perdido anteriormente.

Hoje, Sidney já possui o aval de diversos médicos para realizar uma cirurgia bariátrica, recomendada para casos de obesidade como o dele. Mas diversos medos passam pela cabeça do jovem. “Me falaram durante uma consulta que tenho 1% de chance de morrer, com o peso que estou no momento. Enquanto houver risco, não vou realizar nenhuma cirurgia”, afirma.

Ele também diz que acaba usando o peso para criar mais conteúdo para a internet. “Você já viu um obeso andando de moto? Sem camisa na praia? Dirigindo carros luxuosos? Eu faço tudo isso e as pessoas ficam curiosas para ver cada vez mais”.

Por isso, há o medo de perder o público junto com seus quilos. “Tenho medo de emagrecer e perder seguidores, mas tenho fé que eles vão continuar comigo por que gostam da minha personalidade”, comenta.

E, apesar dos riscos para a saúde e das dificuldades ao realizar coisas básicas do dia a dia, ele entrega outra motivação. “No fim, tento pensar que posso ajudar uma pessoa com o mesmo peso que o meu, que dá para ser feliz”, afirma. “Planejo emagrecer, sim, mas só de estar aonde eu cheguei já é uma vitória.”