SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O efeito Neymar fez Soteldo apresentar uma nova postura no dia a dia do Santos.
O QUE ACONTECEU
Soteldo entendeu seu papel de coadjuvante após a chegada do protagonista Neymar no início do ano.
O venezuelano, vira e mexe envolvido em casos de indisciplina, aceitou que o “estrelismo” não teria espaço no Santos de Neymar e mudou sua conduta.
Fã declarado Neymar, Soteldo virou um amigo. Eles moram no mesmo condomínio e passaram o Carnaval juntos. O atleta não se incomodou de ter que correr pelo astro.
De volta após o empréstimo ao Grêmio, Soteldo se viu contestado pelo torcedor do Santos por causa do rebaixamento em 2023 e em dúvida sobre o futuro.
O meia-atacante até pediu para sair depois de ser chamado de “indisciplinado taticamente” pelo técnico Pedro Caixinha, mas foi convencido a ficar e renovou o seu contrato até dezembro de 2028.
Disposto a ajudar Neymar, Soteldo aceitou que precisava marcar. O ex-camisa 10 acompanha os laterais quando joga de ponta e apresenta bons números de desarmes e interceptações. Ele também não hesitou em ser atacante pela direita, mesmo preferindo o lado esquerdo.
Soteldo também mostra preocupação com horários, algo que já foi um problema. Ele não atrasa e agora foge de qualquer polêmica.
Outro exemplo ocorreu na semana passada, na volta das Eliminatórias pela Venezuela. O jogador atrasou voos em outras oportunidades, mas agora foi ao CT Rei Pelé mesmo após chegar às 6h no Aeroporto de Guarulhos.
Sem convicção sobre Soteldo no início do ano, o Santos entende que ganhou um reforço um pouco inesperado. Nunca houve dúvida sobre a qualidade técnica, mas o comportamento que era uma preocupação não é mais agora.