SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma forte chuva atingiu as cidades do ABC paulista no início da tarde desta segunda-feira (31), deixando várias ruas e avenidas alagadas.

Devido à intensidade da chuva, a Defesa Civil estadual enviou alerta severo de tempestade às 14h47 para os moradores de Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Mauá.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, mas últimas 3 horas choveu 131 mm em Mauá, 84 mm em Santo André e 52 mm em São Bernardo do Campo.

O cruzamento da rua das Figueiras com a rua Catequese, em Santo André, por exemplo, alagou e deixou carros inundados. Esse ponto normalmente não alaga, mas não resistiu ao volume de água.

Por volta das 14h35, houve um desabamento de residência na rua Benedita dos Santos Silva, 21, no Jardim Zaíra, em Mauá. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e atuam com três viaturas no local. De acordo com a Defesa Civil municipal, uma precipitação de forte intensidade, acompanhada por rajadas de vento, atingiu o município, causando diversos pontos de alagamento, queda de árvores e extravasamento do rio Corumbé. Até o momento, não houve informações de vítimas.

Com a movimentação das nuvens de chuva, toda a capital paulista também foi colocada em estado de atenção para alagamentos às 15h35.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, novas áreas de instabilidade começaram a atuar na capital com forte intensidade. Imagens do radar meteorológico mostram chuva forte nas zonas sul e leste, principalmente, nas subprefeituras de Vila Prudente, São Mateus e Capela do Socorro. Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo.

De acordo com previsão dos meteorologistas do CGE da Prefeitura de São Paulo, as próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando de forma isolada, porém forte.