SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira (31) o Mamãe Tarifa Zero, programa que oferece transporte público gratuito a responsáveis por crianças matriculadas em creches da rede municipal.

Para ter direito ao benefício, a criança deve ter entre 0 e 4 anos, estar matriculada em uma creche pública e morar a mais de 1,5 km da unidade. Além disso, a família precisa estar registrada no CadÚnico, cadastro federal de famílias de baixa renda.

O cartão especial será liberado para qualquer responsável legal da criança, incluindo mãe, pai, avós e tios e enviado ao endereço indicado em até dez dias. O pedido deve ser feito no site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero.

O monitoramento do benefício será feito pela Secretaria de Educação, via creches. Por exemplo, se a criança se mudar para perto da creche ou sair da instituição, a pasta informa a SPTrans, que cancela a gratuidade.

Segundo a prefeitura, não terão direito ao benefício responsáveis por crianças já contempladas pelo TEG (Transporte Escolar Gratuito) ou que possuam o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência.

A medida tem custo estimado de R$ 38 milhões por ano e busca atingir 15 mil famílias.

“O recurso [que pagará o programa] vem do caixa da prefeitura através do subsídio pago às empresas de ônibus”, afirmou prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Beatriz Nascimento, na Vila Mazzei, zona norte de São Paulo.

O prefeito não respondeu se haverá mais expansões da Tarifa Zero, adotada aos domingos para o público geral. Ele disse que pretende aumentar a abrangência do Mamãe Tarifa Zero, mas não especificou como.