RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Filipe Luís pode ter que fazer uma escolha difícil na escalação do Flamengo na estreia da Libertadores, diante do Deportivo Táchira, na Venezuela. Léo Pereira deixou o campo com dores no empate diante do Internacional, no último sábado, e gera apreensão nos bastidores.

Autor do gol de empate no Maracanã, Léo Pereira foi substituído aos 43 minutos da etapa complementar. O zagueiro sofreu uma forte pancada no joelho esquerdo em dividida com Carbonero, do Internacional, e até tentou ficar em campo.

Apesar do susto, o defensor deixou o gramado de pé, mesmo que mancando. Ele fez tratamento ainda no banco de reservas. Durante a entrevista de Ortiz, companheiro de zaga, na zona mista, Léo Pereira passou ao lado da imprensa sem aparentar estar sentindo fortes dores.

O UOL apurou que a pancada preocupa mais a curto prazo, diante das primeiras impressões após o apito final. O zagueiro será reavaliado pelo departamento médico no CT do Flamengo durante a reapresentação. Pode ser que Léo Pereira não viaje para a Venezuela.

IMPROVISO OU JOVEM DA BASE?

Caso o joelho de Léo apresente problemas durante a avaliação, ou o Flamengo opte por preservá-lo da cansativa viagem até San Cristóbal, que fica a 800km de Caracas, Filipe Luís terá uma escolha a fazer. David Luiz e Fabrício Bruno foram negociados na última janela, ou seja, as opções de zagueiros experientes são escassas.

Danilo, que serviria como opção, já que migrou de lateral para a zaga da Juventus ao longo das últimas temporadas, está entregue ao departamento médico e não tem chances de viajar.

Dois caminhos se apresentam para Filipe Luís: a improvisação de Alex Sandro, que seguiu o mesmo caminho de Danilo na Itália, ou lançar uma prata da casa. Cleiton, apelidado de Bahia nos bastidores do Flamengo, surgiria como opção. Carbone e João Victor também já receberam moral do treinador nesta temporada, mas as circunstâncias de uma estreia na Libertadores podem pedir um atleta mais experiente.

É importante frisar que, se Léo Pereira não viajar para a Venezuela, também pode ficar fora da viagem para a Bahia. O Flamengo enfrenta o Vitória no domingo seguinte, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, e vai direto de San Cristóbal.

Até lá, Filipe Luís terá três atividades no Ninho do Urubu para definir os relacionados. O Flamengo embarca rumo a Venezuela na quarta e enfrenta o Deportivo Táchira na quinta, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Pueblo Nuevo.