SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cinco pessoas morreram nesta segunda-feira (31) após explosão em uma mina de carvão em Degaña, na região de Astúrias, a cerca de 450 km a noroeste de Madri, de acordo com autoridades do país.

“Os cinco mortos eram moradores da província de León e tinham entre 32 e 54 anos. Não há mais pessoas desaparecidas”, escreveu a Delegação do Governo nas Astúrias em sua conta do X, ao anunciar o aumento do número de mortos de quatro para cinco, sem mencionar se todas as vítimas eram mineiros. Antes, duas pessoas estavam desaparecidas.

Em outra publicação, a Delegação diz que havia três feridos, sendo um com queimaduras e outro com traumatismos na cabeça. A brigada de resgate de mineração enviou cães farejadores para auxílio na operação.

O serviço de emergência disse que houve uma falha em uma máquina dentro da mina em Degana às 9h32 locais (4h32 em Brasília). Três helicópteros e duas ambulâncias foram enviados para o local.

O jornal espanhol El Mundo disse anteriormente que houve uma explosão na mina e que várias pessoas estavam presas. Segundo o Serviço de Emergências do Principado de Astúrias, duas pessoas saíram ilesas.

O premiê espanhol, Pedro Sánchez, ofereceu solidariedade aos familiares das vítimas, em uma publicação na rede social X.

“Um abraço sentido aos familiares das vítimas fatais do acidente ocorrido em uma mina em Degaña, Astúrias. E meu desejo de uma rápida recuperação para aqueles que ficaram feridos. Obrigado aos serviços de emergência que estão trabalhando nas operações de resgate”, escreveu.