SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O momento é dos carros híbridos, e principalmente das opções plug-in. Os modelos que podem ser recarregados na tomada terminaram 2024 com 125,6 mil unidades emplacadas, o que representa 71% das vendas nesse segmento, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Na comparação com 2023, houve crescimento de 140%.
Os resultados motivaram a Lexus, marca premium do grupo Toyota, a investir na importação de veículos com essa tecnologia. Após a chegada do SUV grande RX, a novidade do momento é a nova versão do médio NX.
Antes oferecido apenas na opção híbrida plena (sem recarga externa), o utilitário esportivo tem agora a opção plug-in 450h+. A bateria de íons de lítio de 18,1 kWh proporciona até 55 km de autonomia no modo totalmente elétrico, de acordo com a marca japonesa.
São três motores combinados, sendo um a gasolina (2.5 com quatro cilindros e 187 cv) e dois elétricos. A potência total é de 308 cv, com tração integral. É basicamente o mesmo conjunto mecânico encontrado no Toyota RAV-4 XSE Plug-in Hybrid, que custa R$ 402.920.
Já o Lexus NX 450h+ tem preço sugerido de R$ 457.990, compatível com o pedido por concorrentes de tecnologia semelhante, como Audi Q5 TFSIe (R$ 480.990) e Volvo XC60 Recharge (R$ 439.950).
Enquanto os rivais oferecem potências superiores a 350 cv, o modelo de origem japonesa tem a confiabilidade mecânica da Toyota como trunfo. É algo importante em um segmento que ainda desperta desconfiança em consumidores acostumados a modelos de luxo tradicionais, dotados apenas de motor a combustão.
Ao abrir a porta, o banco do motorista recua automaticamente, enquanto a coluna de direção, que tem ajuste elétrico, se ergue. Os recursos do modelo japonês facilitam o acesso à cabine, que pode ser revestida nas cores bege, caramelo, preto ou granada (tom que remete ao vermelho cereja).
O sistema de som tem 17 alto-falantes e é comandado por meio da tela de 14 polegadas do sistema multimídia. O retrovisor interno traz o modo digital, em que as imagens captadas pela câmera traseira são reproduzidas no espelho. É um recurso útil com o carro carregado ou à noite, mas que pode ser afetado por sujeira ou chuva.
O pacote de segurança inclui sete airbags, leitores de faixa que ajudam a manter o NX em sua pista de rolagem, frenagem automática em caso de colisão iminente, farol alto que se adapta ao trânsito para não ofuscar os outros motoristas e sensores que monitoram o trânsito ao redor. Esse sistema reconhece ciclistas.
A nova opção do Lexus tem a mesma garantia dos demais modelos da linha, com cobertura de 10 anos, desde que o proprietário mantenha as revisões em dia na rede concessionária. De acordo com a tabela da marca, os valores das manutenções a cada 10 mil quilômetros vão de R$ 945,40 (primeira revisão) a R$ 4.062 (60 mil quilômetros).