SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo terá dias quentes e pancadas de chuva durante as tardes na semana que marca a transição de março para abril. As temperaturas podem variar de 19°C a 29°C.
Na segunda-feira (31), a máxima deve chegar a 29°C, com umidade relativa do ar entre 50% e 95%, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.
Durante a tarde, são esperados temporais localizados até o início da noite. Há possibilidade de formação de alagamentos, queda de árvores e aumento no nível de rios e córregos.
Chuvas de forte intensidade também estão previstas para a terça-feira (1º), surgindo no período da tarde e se estendendo pela noite. O volume de precipitação deve ser maior, persistindo o risco de alagamentos e queda de árvores.
A combinação de dias quentes com pancadas de chuva deve permanecer por toda a semana, segundo o CGE.
As chuvas só devem diminuir no próximo fim de semana, a partir do sábado (5), quando deve haver leve queda na temperatura.
Segundo a Climatempo, o mês de março de 2025 pode se tornar o segundo março mais quente da história da cidade desde 1961, quando consideradas as médias de temperaturas máximas registradas no mirante de Santana (zona norte).
Até a sexta-feira (28), a média de máximas para o mês estava em 30,4°C. O valor mais alto de média das máximas no mês é de 30,7°C, registrado em 2007. A média histórica das máximas para o mês é de 28°C, segundo a empresa de serviços meteorológicos.
No início da semana, apenas partes do centro e norte de Minas Gerais, centro e leste de Goiás e partes do nordeste não devem enfrentar chuvas. Entre segunda e quarta-feira (2), a parte sul do Rio Grande do Sul, partes do Sudeste, Centro-Oeste e, principalmente, a região Norte, devem ter os maiores volumes de precipitação, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O padrão de calor com pancadas de chuva deve se repetir por boa parte do país até, pelo menos, a quinta-feira (3) quando calor pode aumentar ainda mais e a cidade do Rio de Janeiro deve registrar 40°ºC.