SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O GPA (Grupo Pão de Açúcar) anunciou em fato relevante divulgado neste domingo (30) que recebeu pedido de um fundo acionista para convocar assembleia geral extraordinária com o objetivo de destituir todo o conselho de administração da companhia e eleger novos integrantes.
O pedido foi protocolado na sexta-feira (28) pelo Saint German, fundo de investimento sob gestão da Trustee DTVM, ligada ao empresário Nelson Tanure, e que possui mais de 3% do capital social do GPA.
No documento, o grupo varejista disse que, após analisar se o pleito cumpre os requisitos, fará a convocação da assembleia.
A carta do Saint German argumenta que o motivo da convocação é realizar uma avaliação cuidadosa das diretrizes que regem a companhia.
O fundo ressalta não ter intenção de alterar substancialmente o atual direcionamento dos negócios, mas que “acredita firmemente que a maximização do valor e do retorno aos acionistas deve ser o objetivo central das atividades da companhia, e que há um considerável potencial para essa maximização, especialmente se por meio práticas que visem à eficiência e à redução de custos e despesas”.
Entre os pilares que o Saint German avalia que deveriam ser o norte da administração do Grupo Pão de Açúcar estão: redução do nível de endividamento; enfrentamento e redução de potenciais contingências legais, fiscais e trabalhistas; e a diminuição de despesas, como alugueis e custos corporativos.
Sobre o endividamento, a carta diz que uma redução significativa deveria ser objetivo prioritário do grupo.
“Estratégias que a administração deve enfatizar para fins de tal redução de endividamento incluem a venda de ativos non core da companhia, bem como a reavaliação e priorização dos investimentos a serem efetuados pela companhia e otimização do capital de giro da companhia”, diz o documento.