SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Tijuca Tênis Clube garantiu, pela primeira vez na sua história, a vaga na elite da Superliga. O time da Zona Norte do Rio de Janeiro derrotou a Pinhalense por 3 sets a 0, parciais de 25-15, 25-17 e 25-16, nesta tarde (30), em casa, no segundo jogo da série melhor de três das semifinais da Superliga B Feminina  2024/25 de vôlei.

Festa da torcida do Tijuca e em especial do treinador tijucano Matheus Bieler, irmão do levantador do Suzano, Gabriel Bieler. Aos 28 anos, Matheus é o técnico mais novo entre todos os treinadores das Superligas A e B. Nascido e criado no tradicional bairro carioca, ele começou a jogar vôlei aos 9 anos e aos 19 já era estagiário no departamento de vôlei feminino do clube do coração.

“A ficha não caiu ainda. Foi uma temporada difícil, mas coroada com nossas melhores atuações na hora decisiva. Vamos valorizar muito por colocar o Tijuca na elite do vôlei”, disse o emocionado Matheus, em sua segunda temporada no comando da equipe adulta.

A semifinal da Superliga B tem gosto de final, já que os dois times que chegam à decisão se garantem na primeira divisão do vôlei nacional. O Tijuca vai disputar o título contra o vencedor do playoff disputado entre Renasce Sorocaba e São Caetano, que se enfrentam ainda hoje, às 14h, em Sorocaba (SP). As donas da casa venceram o primeiro confronto por 3 a 2 e se ganharem hoje carimbam a vaga na Superliga A. O São Caetano precisa vencer para forçar a realização do terceiro confronto. A data da final ainda não foi divulgada pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

O Tijuca chegou à final da Superliga B com a melhor campanha entre os 14 times participantes. Terminou a primeira fase com 12 vitórias em 13 jogos, eliminou o time de Chapecó nas quartas de final, a Pinhalense na semi e cedeu apenas oito sets aos adversários ao longo da competição.

Superliga B Masculina

Dois jogos dão sequência, nesta segunda-feira (31/3) ao playoff das semifinais da Superliga B Masculina. Às 18h, depois de vencer o primeiro confronto, semana passada, o Azulim/Monte Carmelo pode garantir vaga na primeira divisão se voltar a superar o Montes Claros, desta vez em seu ginásio, no Triângulo Mineiro. Na sequência, às 21h, o  Norde, de Fortaleza (CE), time comandado pelo campeão olímpico Marcelo Negrão, enfrenta o Juiz de Fora, dono da melhor campanha na fase classificatória, no Ginásio Municipal de Juiz de Fora (MG). A equipe cearense venceu o primeiro confronto e está a uma vitória do acesso.

O post Tijuca vai à final e garante o acesso à Superliga com técnico novato apareceu primeiro em Web Vôlei.