Walison Veríssimo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), decidiu alterar novamente o local do evento que marcará o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República. Após alertas sobre uso indevido de prédio público, a solenidade retorna ao Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Bahia, onde será realizada na próxima sexta-feira (4). As informações são do Jornal O Popular.

A mudança ocorre em meio a pressões internas no União Brasil. Inicialmente, o evento havia sido marcado para o CCS, mas na última terça-feira (25), Caiado transferiu o local para o estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A alteração foi interpretada por aliados como uma tentativa de reduzir o caráter político do ato, diante de apelos de lideranças do partido que defendiam o adiamento do lançamento da pré-campanha.

Parte da cúpula do União sugeria que o ato se restringisse à entrega do título de cidadão baiano e da comenda 2 de Julho ao governador, ambos concedidos pela Alba. Caiado, contudo, reafirmou que não recuaria do cronograma de lançamento da sua pré-campanha à Presidência em 2026.

Com o slogan “Coragem para Endireitar o País”, o material de divulgação da pré-campanha já foi produzido e será utilizado no evento. No entanto, após a publicação de um card nas redes sociais na quinta-feira (27) convidando para o evento com a Alba como local — posteriormente apagado — assessores jurídicos do governador intensificaram os alertas sobre o risco de nova ação por uso de bem público com finalidade político-eleitoral.

A cautela ganhou peso após a recente condenação de Caiado por abuso de poder político, em razão do uso do Palácio das Esmeraldas durante evento de apoio ao então candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB). O recurso contra a decisão será julgado no próximo dia 8 de abril pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).