RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Os moradores da cidade do Rio de Janeiro e do estado poderão aproveitar um dos feriadões mais longos dos últimos cinco anos em abril. Com a Sexta-Feira Santa caindo no dia 18 e o feriado estadual de São Jorge no dia 23, quem conseguir emendar a terça-feira (22) terá um descanso de até seis dias seguidos.

O recesso de abril será o mais extenso dos últimos cinco anos, sem contar a pausa de seis dias durante o G20, em novembro de 2024, que foi restrita à capital fluminense.

A última vez que o estado teve um feriado tão longo foi em 2020, quando os feriados de Tiradentes e São Jorge caíram numa terça e numa segunda-feira, respectivamente, formando uma sequência de nove dias de folga entre 18 e 26 de abril. No entanto, por causa da pandemia de Covid-19, o período não pôde ser aproveitado para viagens e lazer, já que as restrições sanitárias estavam em vigor.

Agora, em 2025, o recesso é visto como oportunidade para o setor turístico manter o ritmo da alta temporada no estado após o Carnaval. De acordo com um levantamento da Fundação Visit Rio, os feriados devem injetar R$ 2,6 bilhões na economia da capital fluminense.

Seis dias de descanso: como será o megaferiado?

Entre a Sexta-Feira Santa e o dia de São Jorge, cariocas e fluminenses poderão aproveitar a seguinte sequência de folgas:

o 18 de abril (sexta-feira): Sexta-Feira Santa (feriado nacional)

o 19 de abril (sábado): Final de semana

o 20 de abril (domingo): Final de semana e domingo de Páscoa

o 21 de abril (segunda-feira): Dia de Tiradentes (feriado nacional)

o 22 de abril (terça-feira): Possível emenda facultativa

o 23 de abril (quarta-feira): Dia de São Jorge (feriado estadual no Rio)

Com essa configuração, aqueles que conseguirem emendar a terça-feira terão uma rara oportunidade de descanso prolongado. Para quem trabalha em regime de escala ou tem compromissos durante a semana, ainda assim será possível aproveitar ao menos dois feriados próximos.

O período deve impulsionar a ocupação hoteleira e beneficiar restaurantes, bares, passeios turísticos e serviços voltados ao lazer. A expectativa do Visit Rio é que, além dos moradores do estado, turistas de outras partes do país aproveitem a folga para viajar ao Rio.

Com a perspectiva de praias cheias, pontos turísticos movimentados e agenda de shows e festas, o feriadão pode representar um fôlego extra para setores que dependem do fluxo turístico.

A cidade já se prepara para um grande evento logo na sequência: o megashow gratuito da cantora Lady Gaga em Copacabana, marcado para 3 de maio. A expectativa é que a apresentação, realizada poucos dias após o feriado, tenha um impacto semelhante ao show de Madonna no ano passado, que lotou a orla carioca e gerou um expressivo aumento na ocupação de hotéis.

O evento ocorre logo após o feriado de 1º de maio (Dia do Trabalhador), o que deve atrair ainda mais turistas.

Além do megaferiado de abril, outras datas devem movimentar o turismo no estado ao longo do ano. Segundo o Visit Rio, dois feriados prolongados se destacam no calendário: Corpus Christi (19 de junho), celebrado em uma quinta-feira, deve favorecer viagens curtas e estadias prolongadas no Rio; e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que também caindo numa quinta-feira, promete ser um período estratégico para o setor hoteleiro.