Da Redação
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) anunciou a ampliação temporária da faixa etária para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A partir de 1º de abril, adolescentes de 15 a 19 anos poderão receber a dose gratuitamente nas unidades de saúde do estado. A campanha se estenderá até 30 de junho.
A iniciativa busca proteger aqueles que não foram vacinados na idade recomendada e, assim, reduzir os riscos de cânceres relacionados ao HPV, como os de colo do útero, pênis, boca e ânus. A partir de julho, a imunização voltará a ser exclusiva para crianças e jovens de 9 a 14 anos.
Cenário da doença e importância da vacinação
Dados da Coordenação de Oncologia da SES mostram que, em 2022, Goiás registrou 868 casos de câncer associado ao HPV, resultando em 238 óbitos. Em 2023, os números subiram para 935 infecções (aumento de 7,7%) e 249 mortes (alta de 4,6%). Já em 2024, houve uma redução de 36,3% nos casos (595 infecções) e uma leve queda de 2,8% nos óbitos (242 vítimas fatais).
Imunização simplificada com dose única
Desde 2023, a vacina contra o HPV é aplicada em dose única, o que facilita a adesão da população. A SES recomenda que os municípios ampliem as estratégias de vacinação, incluindo ações em escolas, horários alternativos e busca ativa de não vacinados.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser assintomática, mas também causar lesões que evoluem para o câncer. A principal forma de transmissão ocorre por contato sexual sem proteção, mas o vírus também pode ser transmitido por contato direto com pele ou mucosas infectadas.
Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde levando um documento de identidade e a caderneta de vacinação.