da Redação

Entre os dias 1º e 10 de abril, Goiânia recebe duas exposições que celebram a identidade, a história e a expressão artística. Os projetos Kalungas em Foco e Tela à Vista reúnem obras dos artistas Joel Costa e Pádua, respectivamente, e poderão ser visitados gratuitamente no Sesc Centro, das 8h às 18h. As mostras contam com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e, no caso de Kalungas em Foco, uma experiência tátil para o público.

Kalungas em Foco destaca a história e a resistência da comunidade Kalunga, formada por descendentes de quilombolas que buscaram refúgio na Chapada dos Veadeiros. Criado pelo produtor cultural Marcelo Botelho, o projeto apresenta cinco obras de Joel Costa, que utiliza pigmentos naturais extraídos de plantas e terras coloridas para compor suas criações.

Já Tela à Vista mergulha no universo da pintura como forma de expressão e interpretação artística. A mostra reúne sete obras de Antônio de Pádua da Silva, conhecido como Pádua, artista plástico, cantor, cartunista e ilustrador. Suas telas, produzidas com tinta acrílica sobre tela e papel cartão, exploram diferentes perspectivas da arte e suas múltiplas leituras.

Segundo as produtoras culturais Cinthia Botelho e Cláudia Mendonça, as exposições fortalecem a identidade local e ampliam o acesso à cultura. “Kalungas em Foco resgata a trajetória de um dos mais importantes grupos quilombolas de Goiás, enquanto Tela à Vista convida o público a vivenciar a diversidade artística e suas interpretações”, destaca Cinthia.

Serviço

O que: Exposições Kalungas em Foco e Tela à Vista

Quando: 1º a 10 de abril

Onde: Sala de Exposição Multiuso 01 – Sesc Centro

Endereço: Rua 15 – Setor Central, Goiânia – GO

Horário: 8h às 18h

Entrada: Gratuita