Da Redação

O trânsito de Goiânia registrou 205 mortes em 2024, segundo dados do Painel Vida no Trânsito (PVT), divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (24). O levantamento revela que os homens foram as maiores vítimas, representando 84,9% dos óbitos (174 casos), enquanto as mulheres somaram 31 fatalidades (15,1%).

Entre os grupos mais atingidos, os motociclistas foram os mais vulneráveis, com 128 mortes, seguidos pelos pedestres, com 47 vítimas. Um dado alarmante é que quase metade das vítimas (48,8%) perdeu a vida no local do acidente, sem tempo de receber atendimento médico.

Quem mais morre no trânsito de Goiânia?

A faixa etária mais afetada foi a de 20 a 39 anos, totalizando 87 mortes. A maioria das vítimas era solteira ou não tinha informações sobre estado civil registradas, somando 107 óbitos.

As vias com maior número de acidentes fatais foram:

• BR-153

• Avenida Perimetral Norte

• GO-070

Painel Vida no Trânsito: um mapa da violência nas ruas

O Painel Vida no Trânsito (PVT), criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, é uma ferramenta de monitoramento que busca ampliar a consciência sobre segurança viária e embasar ações para reduzir o número de mortes. Em Goiânia, a plataforma é mantida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com dados de diversos órgãos, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict).

A ferramenta está disponível ao público e pode ser usada para compreender padrões e definir estratégias que ajudem a tornar o trânsito mais seguro.