SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo e a Mondelez, grupo de alimentos que detém a marca Bis, celebram o “menor naming rights do mundo” após o primeiro ano da parceria.
SÓ UM “S”
Tanto o clube quanto a empresa brincam e destacam a mudança mínima no nome do agora Morumbis. A Mondelez adquiriu, em dezembro de 2023, os direitos para batizar o estádio são-paulino por três anos, em contrato firmado entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões anuais.
O Morumbi ganhou apenas uma letra em seu nome comercial. O acordo manteve a consagrada identidade da casa tricolor, diferentemente de outros estádios que passaram a ser nomeados sem referência ao apelido que receberam historicamente.
Poucas vezes duas marcas tão grandes tiveram uma possibilidade de conexão tão natural. A gente brinca que é o menor naming rights do mundo, um ‘S’ tornou o Morumbis. A gente sabia da leveza de comunicação da marca. A Mondelez sempre nos respeitou muito onde as brincadeiras podiam chegar ou não, e a torcida foi respondendo da melhor forma possível. É uma quebra de paradigma muito grande para nós. Leonardo Alladio, gerente de marketing do São Paulo
COMUNICAÇÃO E LETREIRO
O Bis entrou no universo do futebol por meio do São Paulo e usa linguagem criativa e humor. A marca explora trocadilhos e promove ações que visam deixar o ambiente esportivo mais leve. Além disso, a empresa passou a atuar em outras áreas dentro do esporte, como a ação “Bisbilhotando” no VAR.
O novo letreiro do Morumbis só foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (18), mas as duas partes exaltam os resultados do primeiro ano da união. A novidade na fachada do estádio demorou mais de um ano para ser instalada devido a questões burocráticas. A Mondelez ficou a cargo de lidar com os trâmites com os órgãos públicos para que tudo estivesse regularizado.
“A gente começou com trocadilho no naming rights, Bis tem essa coisa do humor, o que a gente faz é deixar tudo mais leve, mais divertido. A gente quis entrar no futebol desse jeito. (…) Passamos um ano sem o letreiro, é verdade, mas fizemos muita coisa. Fizemos o menor naming rights do mundo, só colocamos um ‘S’ porque a gente respeita o nome, sabe o quanto esse estádio é icônico”, diz Ana Assis, gerente de Bis da Mondelez.
NOVOS LAÇOS DA PARCERIA
Além das ações no estádio, a Bis também passou a estampar o uniforme do time feminino do Tricolor. O patrocínio, inclusive, chegou trazendo “sorte”, já que o primeiro jogo do time com a marca exibida na barra frontal da camisa foi a final da Supercopa feminina, com título em cima do Corinthians.
Apesar de São Paulo e Mondelez estarem satisfeitos com a parceria, as partes ainda não discutem uma eventual renovação do contrato. O São Paulo possui o Projeto Centenário 2030 e já fechou acordos de longo prazo com outros patrocinadores, mas ainda não trata deste assunto com a marca
Temos muitas ativações, passamos por um grande processo de comunicação visual. Essa maturação vai acontecer com cada vez mais ações e nosso objetivo é, assim como com outros parceiros, pela longevidade. Fico feliz de ouvir que a Mondelez não estava no segmento do futebol e que, depois desse primeiro contato com o São Paulo, decide expandir as frentes. Isso demonstra o sucesso com que o projeto vem sendo conduzido. Leonardo Alladio
“Ninguém fala de renovação agora porque faz um ano e finalmente a gente subiu o letreiro. Sou muito perguntada por resultados, até o momento tenho grandes resultados para contar internamente do quanto isso está fazendo bem para a marca, ter proximidade com o brasileiro através do futebol, o quanto a criatividade foi bem aceita. Para nós, isso está sendo muito legal e esse é o caminho, mas no momento não tem ainda nem por que falarmos de renovação”, afirma Ana Assis.