Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) agendou para a próxima terça-feira (25/3) o julgamento do recurso do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, contra a condenação por abuso de poder político. Ambos, filiados ao União Brasil, foram considerados inelegíveis e tiveram seus mandatos cassados em primeira instância, mas recorreram da decisão.

A sessão ocorre dez dias antes do lançamento da pré-candidatura de Caiado à Presidência da República, evento marcado para Salvador. O julgamento poderá ser acompanhado ao vivo pelo YouTube a partir das 17h da próxima terça-feira, salvo alterações na pauta.

Entenda o caso

Em dezembro de 2024, a Justiça Eleitoral determinou a cassação da chapa do então prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), com base em uma ação movida pelo PL. A decisão foi assinada pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, que considerou irregular o uso do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, para eventos de campanha.

Além da cassação dos mandatos de Mabel e de sua vice, Coronel Cláudia (Avante), a magistrada declarou Ronaldo Caiado inelegível por oito anos, a partir de 2024, sob acusação de abuso de poder político.

De acordo com a sentença, Caiado teria utilizado sua posição no governo para favorecer Mabel, promovendo atos de campanha em espaços públicos, o que teria beneficiado a chapa eleita. Tanto Caiado quanto Mabel contestam a decisão e aguardam o julgamento do recurso no TRE-GO.