SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A loja de roupas online Yeesco, a distribuidora de energia Enel e o site de viagens Hurb (ex-Hotel Urbano) ocuparam as primeiras três posições no ranking de queixas do Procon de 2024, divulgado nesta sexta (14).

Segundo o órgão de defesa do consumidor, a Yeesco não entregou os produtos nas datas prometidas e demorou mais de 90 dias para reembolsar os consumidores, o que gerou multa de R$ 142 mil, aplicada no ano passado. No total, foram 10.585 queixas, das quais apenas 29,4% foram atendidas.

As reclamações contra a Enel dispararam devido a falhas no fornecimento de energia elétrica e pela dificuldade com o ressarcimento por danos causados em apagões na região metropolitana de São Paulo. Segundo o Procon, a distribuidora, que havia ocupado o terceiro lugar do ranking de 2023, recebeu quatro notificações nos últimos dois anos, das quais duas viraram multas. Ao todo, foram registradas 8.298 queixas de consumidores, e apenas 15,2% atendidas.

A plataforma de viagens Hurb, que já havia liderado o ranking de 2023 em meio a uma crise com o cancelamento de pacotes e reservas de hotéis, teve 7.467 reclamações, com um índice de solução de 0,2% dos casos.

Em nota, o Hurb diz que “por questões legais, não comenta processos administrativos e/ou ações em andamento, mas afirma que segue à disposição dos órgãos responsáveis para sanar eventuais dúvidas.

A Enel afirmou, em nota à reportagem, que registrou queda de 3% no número de reclamações individuais registradas no portal do Procon na comparação entre 2024 e 2023, considerando queixas atendidas e não atendidas, “que estão em andamento, já que o prazo para baixa é de 120 dias”. A companhia diz que tem parceria com órgãos de defesa do consumidor para atender todas as reclamações recebidas, sendo todas elas respondidas dentro do prazo estabelecido pelo órgão, que são de dez dias corridos”.

A Yeesco não respondeu até a publicação dessa reportagem.

O ranking completo está no site do programa. São contempladas as mais de 250 mil reclamações que precisaram da intermediação de um especialista do Procon, incluindo sessões de conciliação entre consumidores e fornecedores.

O setor de venda de produtos diversos foi o que mais teve reclamações no ano, com 33,4% do total. Em seguida, aparecem os serviços privados de turismo, educação, transporte e companhias aéreas, com 23,8% de todas as queixas, e as instituições financeiras, com 22,2%.

Serviços essenciais regulados, que incluem distribuição de energia elétrica, gás, saneamento básico e telecomunicações, compõem 9,6% das reclamações.

COMO REGISTRAR UMA QUEIXA NO PROCON?

Para fazer uma reclamação sobre um produto ou serviço adquirido em São Paulo:

1. Acesse o site do Procon-SP;

2. Clique no ícone “Faça aqui sua reclamação”;

3. Entre com o gov.br e confirme seus dados;

4. Aperte em “Novo atendimento” -> Reclamação;

5. Siga as instruções.

Não se esqueça dos documentos necessários para cada tipo de produto ou serviço com problemas. Lembrando que é preciso ser o titular da compra ou contratação para concluir a queixa.