Da Redação
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi escolhido nesta quarta-feira (12) para representar o bioma Cerrado dentro do Consórcio Brasil Verde, uma iniciativa que reúne 21 estados com o objetivo de promover a recuperação ambiental, reduzir emissões de carbono e minimizar os impactos das mudanças climáticas.
A reunião ocorreu de forma virtual e contou com a presença de governadores como Renato Casagrande (ES), Jerônimo Rodrigues (BA), Romeu Zema (MG) e Eduardo Riedel (MS), além do vice-governador do Paraná, Darci Piana. Representando Goiás, esteve a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. Durante o encontro, Casagrande foi reconduzido à presidência do consórcio.
Compromisso com a Sustentabilidade
Criado oficialmente em 2023, o Consórcio Brasil Verde surgiu a partir de debates iniciados na COP26, na Escócia. A proposta é impulsionar uma economia mais sustentável, fomentar a inovação científica e estimular a transição energética.
O grupo é composto por uma Assembleia Geral, que reúne todos os estados participantes, além de presidência e coordenações para cada bioma brasileiro: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. A sede administrativa fica em Brasília.
Goiás em Destaque na COP 30
A secretária Andréa Vulcanis revelou que Goiás já trabalha na construção de uma agenda específica para o Cerrado, que será levada à COP 30, em Belém, no Pará, em 2025.
Além da nova posição no Brasil Verde, Ronaldo Caiado também preside o Consórcio Brasil Central, o que, segundo Vulcanis, reforça o protagonismo de Goiás nas pautas ambientais e sustentáveis. “Estamos na vanguarda das discussões sobre sustentabilidade e políticas verdes no país”, destacou.
4o






