O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) assinou nesta quarta-feira (19/7) decretos nomeando os promotores de Justiça Eduardo Abdon Moura e Fernando Braga Viggiano para ocuparem vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), destinadas ao Ministério Público (MP) dentro do quinto constitucional.

Os nomes dos novos desembargadores foram definidos a partir das listas tríplices encaminhadas pelo TJGO, formadas a partir das listas sêxtuplas estabelecidas pelo Conselho Superior do MP. A solenidade de posse será agendada pelo Tribunal de Justiça.

“Ambos têm trajetórias profissionais brilhantes dentro do Ministério Público de Goiás (MPGO) e são extremamente preparados do ponto de vista intelectual e de integridade moral”, afirma o procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres. “Certamente nos representarão muito bem, levando para o Tribunal de Justiça a visão formada nos anos de carreira no MP acerca dos assuntos de interesse da sociedade”, complementa o procurador-geral, que esteve presente no ato de nomeação, acompanhado do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo André de Azevedo.

Carreira

Os primeiros dois promotores de Justiça a serem nomeados desembargadores em Goiás, Eduardo Abdon Moura e Fernando Braga Viggiano têm carreira de destaque no Ministério Público, tendo ambos ocupado cargos na administração superior. 

Membro do Ministério Público goiano desde 1992, Eduardo Abdon Moura exerceu por dois mandatos o posto de procurador-geral de Justiça, nos biênios 2007-2009 e 2009-2011.

Já Fernando Braga Viggiano ingressou na instituição em 1998, tendo exercido o posto de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos entre dezembro de 2008  e março de 2011. Ele ocupa desde março deste ano o cargo de subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, sendo o representante do procurador-geral de Justiça junto ao TJGO. (Walison Veríssimo)