Cerca de 200 mil espigas foram descascadas por moradores voluntários.

A cidade de Jesúpolis, em Goiás, realiza hoje a maior pamonhada do mundo.

A festividade contará com shows musicais, apresentações culturais e comida típica, além da atração principal: a pamonha gigante, que será preparada por uma equipe de cozinheiros  voluntários utilizando ingredientes tradicionais.

Moradores da cidade se juntaram para descascar, limpar e preparar como tem sido todos os anos, 200 mil espigas de milho, com a expectativa de produzir cerca de 30 mil pamonhas. O evento destacou a diversidade de pamonhas, incluindo sabores como sal, doce e jiló. A atmosfera foi de animação e colaboração, com todos empenhados em fazer da festa um sucesso.

A prefeitura de Jesúpolis promete a maior pamonhada do mundo, nesta sexta-feira (28), a partir das 6h. Conforme a administração pública, serão mais de 30 mil pamonhas oferecidas para a população da cidade e municípios vizinhos. O evento, que está em sua 15ª edição e vai até às 17h, terá entrada gratuita.

O prefeito Adriano Peixoto (PP) afirma que será um grande evento para reunir a família e os amigos. Inclusive.

Vale destacar que a pamonha de Jesúpolis é patrimônio goiano. Em 2023, um projeto deputado estadual Amilton Filho (MDB), sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), tornou a cidade como Capital Estadual da Pamonha.

“O reconhecimento proposto se baseia na importância da famosa pamonhada e no estímulo ao associativismo e à economia local de tal evento devido à colheita do milho”, disse ele, à época.