
O vice-governador Daniel Vilela e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, entregaram, nesta quinta-feira (27/2), aos alunos da Escola do Futuro Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás, um biodigestor que transforma lixo orgânico em fonte de combustível alternativa ao gás de cozinha. Daniel representou o governador Ronaldo Caiado no evento.
O repasse do equipamento oficializa a implantação do projeto Oásis, que tem como eixo a transformação daquela unidade educacional em referência no cuidado do meio ambiente, com uso de tecnologia de ponta integrada à preservação ambiental, à sustentabilidade econômica e à gestão de resíduos.
Biodigestor
“Nosso governo institui aqui ações relevantes para a redução de resíduos e de emissões de carbono, e para a geração de energia limpa e renovável, como implantação de teto solar, recarga para veículos elétricos, árvores solares, teto verde e hortas verticais, entre outras”, explicou o vice-governador. “A partir dos resultados obtidos, replicaremos este projeto em outras Escolas do Futuro”, acrescentou.
Daniel Vilela ainda destacou que o uso da chamada “tecnologias verdes” deve reduzir ainda mais a evasão nas Escolas do Futuro, que ofertam ensino técnico e profissionalizante na capital e em Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e em Valparaíso. “Aqui, por exemplo, há fila de espera de estudantes por vagas disponíveis”, informou a diretora Alcione Martins Moraes.
O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação ressaltou que o projeto Oásis também terá impacto no cotidiano escolar dos alunos, com foco em prepará-los para um “futuro consciente e ambientalmente responsável”.
“É difícil encontrar, em outros estados, uma Escola do Futuro com iniciativas como esta que deflagramos hoje e com grandes profissionais, laboratórios de ponta e infraestrutura de qualidade”, celebrou.
Benefícios
O biodigestor autônomo homebiogás foi doado à Escola do Futuro de Valparaíso de Goiás pelo Governo de Israel por meio de parceria com a Secti. O embaixador daquele país no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, participou do evento.
“Espero que este equipamento ajude a conscientizá-los da importância de cuidarmos do meio ambiente para a nossa e para as próximas gerações”, disse ele aos jovens que acompanharam seu discurso. “Que esta escola invista ainda mais em pesquisa para resolver problemas com soluções simples, como a que trouxemos aqui hoje”.
O biodigestor foi instalado na unidade educacional ainda em 2024. Dentro do equipamento, bactérias que sobrevivem à falta de oxigênio quebram a matéria orgânica, produzindo biogás e um fertilizante líquido rico em nutrientes chamado biofertilizante, utilizado em jardins e hortas. Já o biogás pode ser usado para cozinhar, aquecer água ou gerar eletricidade.
O post Escola do Futuro de Valparaíso recebe biodigestor apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora