Caiado é reconduzido à presidência do Consórcio Brasil Central

Até o dia 31 de dezembro de 2025, o governador Ronaldo Caiado seguirá à frente do Consórcio Brasil Central (BrC). Sua recondução ao cargo foi formalizada durante a 1ª Assembleia de Governadores do Brasil Central, realizada no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília, no Distrito Federal (DF), na manhã desta quinta-feira (27/02).

A entidade é composta por sete unidades federativas: Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Com a renovação do mandato, Caiado reforça o compromisso de ampliar a cooperação entre os estados consorciados, com ênfase na segurança pública.

“Ao priorizar a segurança neste período, avançaremos tanto em políticas do consórcio quanto em operações conjuntas. Não vamos nos limitar a Goiás. As polícias terão liberdade para atuar de forma integrada nas áreas operacional e de inteligência em todas as unidades federativas”, destacou o governador.

“A população não aguenta mais a escalada da violência, a insegurança, o avanço do narcotráfico e a agressividade do crime em todo o país”, completou.

Caiado também destacou a importância de investimentos em tecnologia pelos estados consorciados. “Precisamos avançar na segurança cibernética e no desenvolvimento de inteligência artificial. Isso impulsionará setores estratégicos como o agronegócio, a modernização da gestão pública, a infraestrutura e a criação de soluções próprias de gerenciamento, reduzindo a dependência de plataformas externas, sem comprometer a autonomia dos dados”, ressaltou.

Para isso, a criação de um consórcio interestadual de tecnologia da informação dentro do BrC será estruturada ao longo de 2025.

A liderança do governador Ronaldo Caiado e a importância da integração entre os estados foram destacadas pelos demais chefes do Executivo do bloco.

“É uma satisfação ter Caiado mais uma vez à frente deste consórcio, que tem gerado grandes resultados. Esse modelo de cooperação é essencial para todos nós. Não há como enfrentar o crime organizado sem uma atuação conjunta”, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anfitrião do evento.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a necessidade de unidade: “Precisamos estar alinhados para vencer essa batalha”.

Já Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, alertou para os desafios do combate à criminalidade: “Se não nos organizarmos contra o avanço da violência, teremos sérios problemas. Nossa capacidade de agir juntos é determinante para conter o crime organizado”, completou.

Reforço aéreo

Caiado é reconduzido à presidência do Consórcio Brasil Central
Governadores assinaram edital de licitação para a compra compartilhada de 26 helicópteros (Fotos: Adalberto Ruchelle e Lucas Diener)

Os governadores assinaram durante a assembleia um edital de licitação para a compra compartilhada de 26 helicópteros. As aeronaves vão reforçar o patrulhamento e a capacidade de reação das forças de segurança pública nos estados que integram o BrC.

O financiamento para aquisição das aeronaves será feito em parceria com o Banco de Brasília (BRB). O presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, anunciou no evento que ampliará a linha de crédito aos estados para a compra dos helicópteros de R$ 500 milhões para R$ 2 bilhões.

Premiação

O trabalho de servidores da segurança pública nos entes federados que integram o BrC foi reconhecido com o Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central. A premiação destacou projetos inovadores na área, valorizando iniciativas que fortalecem a segurança na região.

Por Goiás, a Patrulha Rural Georreferenciada, mantida pelo Batalhão Rural da Polícia Militar, foi agraciada. Os capitães Leyster Chaves Araújo, Lenine Monteiro Branquinho e Alessandro Soares Borba representaram a corporação.

Caiado é reconduzido à presidência do Consórcio Brasil Central e defende tecnologia no combate ao crime
Daniel Vilela e Gracinha Caiado acompanharam a cerimônia em Brasília (Fotos: Adalberto Ruchelle e Lucas Diener)

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o vice-governador, Daniel Vilela, e o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, participaram da entrega das homenagens.

Saiba mais

Consórcio Brasil Central reconhece boas práticas do Governo de Goiás na segurança pública

Caiado apresenta programa Estudantes de Atitude ao Consórcio Brasil Central

O post Caiado é reconduzido à presidência do Consórcio Brasil Central apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora