SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O temporal típico de verão atingiu mais fortemente as zonas norte e oeste da cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira (26). Além da queda de granizo em vários bairros, o destaque ficou para o registro de rajadas de vento de 103,7 km/h no aeroporto Campo de Marte, às 16h30. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi o maior do ano.

Pouco antes, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo havia colocado as zonas norte, oeste e central, além das marginais Tietê e Pinheiros, em estado de atenção para alagamentos.

Justamente nesta região, na avenida Olavo Fontoura, ao lado do sambódromo do Anhembi, um grande galho de árvore caiu justamente no momento em que um motociclista passava e a moto ficou presa entre galhos menores. A boa notícia é que o condutor não se machucou. Depois, ele conseguiu retirar o veículo e ir embora. Apenas um espelho retrovisor foi quebrado.

Segundo o CGE, uma área de chuva isolada, formada pelo calor e a atuação da brisa marítima, atuou na cidade. Conforme imagens do radar meteorológico do CGE, chuva forte principalmente em partes das zonas oeste e norte, nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó e Lapa.

Com a previsão de chuva mais forte, os moradores da zona norte receberam às 16h22 um alerta severo de temporal da Defesa Civil, destacando a possibilidade de alagamentos em pontos localizados.

Foram registradas quedas de granizo em vários bairros da região central e das zonas norte e oeste.

Devido ao temporal com granizo, o jogo entre Nacional e Paulista, pelo Campeonato Paulista, no estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda, foi paralisado e retomado minutos depois.

Às 18h40, o CGE ainda informava dois pontos de alagamentos intransitáveis na cidade: na avenida Nossa Senhora do Ó na esquina com a avenida Antonio Munhoz Bonilha, no Bairro do Limão, e na praça Pascoal Martins, na Barra Funda.

Como prevista, a temperatura em São Paulo ficou acima dos 30°C durante a tarde desta quarta. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros apontaram 34°C em Perus, na zona norte, e 33°C na Penha, na zona leste, por volta das 15h20. A umidade relativa do ar nesses locais, foi respectivamente de 33% e 35%.

A média da temperatura máxima no município chegou aos 32,3°C. Nas próximas horas, há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade, porém curta duração.

Ainda de acordo com os dados do CGE, o volume de chuva em fevereiro até às 13h desta quarta, é de 191,5 mm, o que corresponde a 87,9% da média do mês, que é de 217,8 mm.

Às 16h30, a Enel informava que 22,8 mil imóveis estavam sem energia elétrica em sua área de concessão, sendo 19 mil apenas na capital. Nas redes sociais, moradores de Lapa, Perdizes, Casa Verde e Jardim Paulistano reclamavam do apagão assim que a chuva começou.

Às 16h55, o total de casas às escuras já era 67,4 mil na área geral, sendo 61,8 mil na capital. Às 18h31, já havia melhorado um pouco para 55,9 mil e 48,9 mil, respectivamente.