Oftalmologista alerta sobre precauções durante o carnaval para evitar problemas oculares
Confetes, glitter, espumas, penteados, maquiagens elaboradas e coloridas são características do carnaval. Contudo, muitos desses itens também podem causar problemas oculares em foliões mais desatentos. Com a proximidade dos dias festivos, a Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO) faz alerta sobre produtos que podem prejudicar a visão daqueles que vão às ruas em busca de diversão.
Diretora da SGO, a oftalmologista Luciana Barbosa Carneiro, explica sobre os perigos desta época. ‘‘Produtos como espumas, em contato direto com os olhos, podem causar irritação, erosão e até abrasão da córnea ou da conjuntiva (película que recobre os olhos). Com isso pode causar dor intensa e até mesmo uma perda temporária da visão’’, alerta.

Uma boa alternativa para proteção ocular são itens como viseiras, bonés e chapéus, além dos óculos de sol, mas estes não podem ser qualquer um. ‘‘Os óculos escuros sempre vão proteger os olhos, principalmente durante o dia, quando o sol é intenso e forte. É importante usar óculos com proteção UVA e UVB, e que sejam óculos bons, de uma ótica de confiança, para poder estar protegendo os seus olhos e a sua retina dos danos maléficos desses raios ultravioletas’’, pontua a especialista.
Rosto e cabelos
Sobre maquiagem, Luciana Barbosa Carneiro destaca os cuidados a serem tomados. ‘‘Principalmente pessoas que têm alergia devem ficar atentas e usar maquiagens antialérgicas. Pessoas que já têm uma tendência de alergia podem desenvolver alguma aos produtos utilizados na maquiagem e ficar com os olhos inchados, doendo, inflamados e vermelhos. O ideal é usar a maquiagem que você já usa de rotina. E quem é alérgico e não usa maquiagem de rotina, não fazer esse uso nas ocasiões de festas’’.
Há cerca de um ano atrás pomadas capilares causaram lesões nos olhos de muitas mulheres. A oftalmologista salienta também os cuidados com esse tipo de produto. ‘‘As pomadas podem causar erosão na córnea e dar uma cegueira temporária. Algumas foram proibidas pela Anvisa justamente porque, em contato com a água, podem escorrer nos olhos e causar danos à visão. Com isso, causa uma dor intensa e uma cegueira temporária’’, afirma. ‘‘Você pode usar um gel normal para os cabelos, uma mousse, mas não essas pomadas clandestinas que têm principalmente produtos tóxicos maléficos à saúde ocular’’, completa a médica.