Cerca de 250 professores, coordenadores, supervisores e gestores da rede estadual de Goiás participaram, em janeiro, de formações on-line sobre o Projeto Aprender para Avançar (APA), iniciativa que visa reduzir a distorção idade/ano escolar.
Durante o encontro, foram apresentados os conteúdos dos materiais de reforço escolar, a plataforma digital Eureka Digital, além de discutidas estratégias pedagógicas voltadas para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
Distorção idade/ano escolar
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a etapa educacional mais sensível é a dos anos finais do ensino fundamental, em que 17% dos estudantes estavam com atraso escolar de dois ou mais anos, em 2023.
Em Goiás, o índice é mais baixo, 12,9%, e o objetivo do APA é reduzir ainda mais esse número.
“Corrigir o fluxo escolar é essencial para garantir que os estudantes permaneçam na escola e tenham seu direito de aprender assegurado”, destaca a Gerente de Ensino Fundamental anos finais, Carolina Gonçalves.
Coleção Aprender
Como parte do projeto, o Governo de Goiás distribuiu 4.800 livros de reforço escolar aos estudantes. Desenvolvidos pelo Grupo Eureka, esses materiais foram criados com uma abordagem educacional focada no desenvolvimento de habilidades e competências, enfatizando a integração entre competências socioemocionais e cognitivas que abrangem todas as áreas do conhecimento.
Além disso, os estudantes e professores já têm acesso a uma plataforma digital, que complementa os livros e oferece uma experiência de ensino mais rica. A plataforma Eureka Digital disponibiliza diversas possibilidades de aprofundamento e acesso a conteúdos multimídia.
A coleção Aprender, adotada nesse projeto, busca preencher as lacunas de aprendizagem dos estudantes, deixadas pelos diferentes contextos dos estudantes, como por exemplo, a pandemia.
“O objetivo é manter os alunos engajados e incentivá-los a continuar sua trajetória escolar. O material mescla estratégias como sugestões de filmes, vídeos, músicas, atividades práticas e desafios que estimulam o desenvolvimento de habilidades e a resolução de problemas. É um convite para que o estudante se torne protagonista da sua jornada de conhecimento”, explica Mario Matsukura Junior, editor-executivo do Grupo Eureka.
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Fonte: Agência Cora