Fapeg lança novo edital

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) destinará R$ 2 milhões para apoiar a realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação promovidos por instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no estado.

O edital do programa foi lançado nesta quarta-feira (05/02). As instituições executoras devem submeter as propostas até 21 de março de 2025, exclusivamente pela plataforma Sparkx-Fapeg.

O financiamento é destinado a congressos, jornadas, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e palestras, entre outros.

“O apoio a eventos científicos é uma estratégia essencial para fortalecer a produção de conhecimento e aproximar a pesquisa das demandas da sociedade. Com esse investimento, buscamos incentivar ainda mais o intercâmbio de ideias e o surgimento de soluções inovadoras para desafios regionais e globais”, destaca o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.

Distribuição de recursos

A distribuição dos recursos será baseada no número de programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu ativos em cada instituição. As propostas podem contemplar mais de um evento, desde que classificados conforme o porte, como especificado no item 5.4 do edital.

O processo ocorre em duas etapas: primeiro, a instituição executora submeterá uma proposta institucional com os eventos selecionados internamente; depois, os coordenadores de cada evento enviarão suas propostas pela plataforma Sparkx-Fapeg.

O Governo de Goiás busca, com essa iniciativa, estimular avanços científicos e tecnológicos, promovendo a troca de experiências em pesquisa, ensino, inovação e extensão. Além disso, pretende fomentar debates sobre temas estratégicos, incentivar novos projetos, fortalecer a divulgação científica e ampliar a cooperação nacional e internacional, consolidando Goiás como referência em ciência e tecnologia.

Mais informações estão disponíveis no Edital nº 06/2025. Dúvidas podem ser encaminhadas para: [email protected].

O post Edital da Fapeg prevê R$ 2 milhões para incentivo a eventos científicos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora