SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) vai lançar nesta quarta-feira (5) o Inventário de Gases de Efeito Estufa do Setor Aquaviário, que monitora as emissões de carbono da navegação interior (rios, lagos, etc.) e na cabotagem (rotas marítimas nacionais).

O anúncio será feito durante evento em Brasília na tarde desta quarta. Na ocasião, a agência também assinará acordos de cooperação técnica com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) para o desenvolvimento das próximas fases do projeto.

Inicialmente, o inventário estava previsto para ser lançado até o fim de 2024.

O inventário vai contabilizar dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e outros gases de efeito estufa emitidos por embarcações em operação.

O objetivo da Antaq é expandir o monitoramento, posteriormente, para todo o setor aquaviário, além da navegação interior e da cabotagem, incluindo embarcações de maior porte e instalações portuárias.

Por enquanto, a plataforma vai reunir dados de 2021 a 2023. Neste período, as emissões vêm apresentando queda, de acordo com a agência.

Juntas, a cabotagem e a navegação interior emitiram 2,76 milhões de toneladas de carbono em 2023, uma queda de quase 6% na comparação com o ano anterior.

A maior parte da poluição vem da cabotagem, responsável pela emissão de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de carbono em 2023, contra 212,3 mil toneladas emitidas pelo segmento de navegação interior.

Apesar da queda nas emissões, a movimentação de carga cresceu nos dois segmentos. Em 2023, a cabotagem transportou 215,2 milhões de toneladas de carga, um aumento de 3% na comparação com o ano anterior.

Na mesma base comparativa, a movimentação da navegação interior cresceu quase 4%, chegando a 35,8 milhões de toneladas transportadas em 2023.

“Para que o Estado brasileiro saiba se as metas [de órgãos e acordos internacionais] estão sendo obedecidas, a gente tem que medir as emissões. O inventário tem esse propósito. A partir dali, a gente pode formular políticas públicas, pode planejar a nossa transição energética”, disse Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, à reportagem.

Segundo Nery, o inventário de emissões de carbono vai permitir, a partir da quantificação dos volumes de emissão de carbono, a concessão de descontos tarifários para empresas de navegação que poluam menos. Ele afirma que a agência estuda métricas para incorporar a medida nos contratos de concessões de hidrovias. “Vai ser um caminho natural para o futuro do transporte hidroviário no país”, diz.

O inventário ficará disponível em um painel, no site da Antaq, em uma página semelhante ao Painel Estatístico Aquaviário, que reúne informações como movimentações portuárias e outros indicadores do setor.