Da Redação
O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou um novo pacote de medidas para o trânsito da capital, incluindo a criação de dez corredores exclusivos para ônibus em diferentes vias da cidade. As primeiras avenidas a receberem as alterações serão a 136, Jamel Cecílio, Castelo Branco e Mutirão, com o objetivo de dar mais fluidez ao transporte público e reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros.
Além da ampliação da infraestrutura para ônibus, Mabel destacou outras iniciativas para modernizar o trânsito de Goiânia. Uma das principais apostas é a instalação de semáforos inteligentes, que devem sincronizar automaticamente com a chegada dos coletivos, permitindo maior agilidade e funcionamento semelhante ao de um metrô. O investimento previsto para esse sistema chega a R$ 100 milhões, substituindo um projeto iniciado na gestão anterior.
Outra medida já em vigor é a autorização para que motocicletas utilizem os corredores exclusivos de ônibus em algumas vias, como as avenidas T-63, T-7, T-9, 85, Universitária/Rua 10 e Assis Chateaubriand. O prefeito também está promovendo a reinstalação de radares de trânsito e planeja a criação de um centro de controle integrado, que utilizará inteligência artificial para monitorar a circulação de veículos na cidade.
Para reforçar a segurança e a organização do tráfego, Mabel pretende reativar o Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra) da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com foco em intervenções rápidas em situações de trânsito.
Debate sobre fiscalização de trânsito
Durante a sessão na Câmara Municipal, o vereador Lucas Vergílio (MDB) fez um apelo ao prefeito para reconsiderar um convênio entre a GCM e o Ministério Público de Goiás (MPGO), que prevê que a Guarda passe a aplicar multas de trânsito. O parlamentar argumentou que a função original da GCM não é fiscalizar infrações viárias e sugeriu a contratação de novos agentes de trânsito para essa função.
“A Guarda Civil Metropolitana é essencial para Goiânia, mas esse convênio a sobrecarrega e a desvia de sua missão principal. Precisamos de soluções que realmente melhorem a mobilidade urbana, sem comprometer a atuação da GCM”, declarou Vergílio.
Com essas novas propostas, a gestão municipal busca transformar a mobilidade da capital, apostando em tecnologia, infraestrutura e fiscalização para garantir um trânsito mais organizado e eficiente.