Ex-deputado federal e atual presidente do Detran em Goiás, delegado Waldir (União Brasil) tem tido seu nome cotado para disputar a Cidade Administrativa de Aparecida de Goiânia, em 2024 e se prepara caso seja chamado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para o desafio.

Delegado Waldir mora na cidade e volta e meia seu nome é lembrado por eleitores. Pesquisas internas do partido também mostram que sua candidatura é bem vista pelos aparecidenses. Olhando por esse lado, talvez o governador Ronaldo Caiado já pudesse bater o martelo em relação a sua candidatura, mas há dois problemas que pesam contra o atual presidente do Detran.

Mesmo bem cotado nas pesquisas, Waldir é visto como um candidato que não sustenta a liderança por muito tempo e tende a desidratar durante a campanha. Aconteceu em 2016 quando tentou disputar a Prefeitura de Goiânia. À época vinha de uma boa eleição para a Câmara dos Deputados onde foi eleito o parlamentar mais bem votado por Goiás.

Com discurso moralista de que botaria a segurança pública da capital em ordem, liderou as pesquisas mas foi desidratando ao longo do processo e sequer chegou ao segundo turno. Naquele ano, Iris Rezende (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) disputaram a fase final da eleição com vitória do emedebista.

Outro ponto que pode interferir no resultado: Caiado vai apoiar o candidato do ex-prefeito Gustavo Mendanha, no caminho de volta ao MDB e dificilmente peitaria um nome diferente. O contexto de aproximação entre os dois colabora nesse sentido. Entre acenos positivos que ambos tem dado, o chefe do executivo irá preferir não criar atrito com Mendanha.

Nesse ponto, aliados de Mendanha acham difícil que Waldir seja o seu candidato no município. O ex-prefeito tem como plano A apoiar seu sucessor, Vilmar Mariano, também no Patriota e no caminho de volta ao MDB. Gustavo aposta que o atual prefeito vai conseguir reverter o quadro de baixa popularidade e ganhar capilaridade eleitoral até o ano que vem. 

Caso não consiga, Mendanha deve apostar em outros nomes para a disputa e Waldir não deve ser um dos cotados. O deputado estadual Veter Martins e o ex-deputado federal João Campos, saem na frente nessa disputa. Quem viver, verá.

O próprio Waldir reconhece isso e diz em entrevistas que seguirá as recomendações de seu grupo e que a decisão final será tomada pelo governador Ronaldo Caiado. Nos bastidores, o chefe do executivo já bateu o martelo: apoiará o nome que Gustavo Mendanha quiser. (Walison Veríssimo)