A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), aponta que o presidente Lula (PT) segue como favorito na disputa pela reeleição em 2026. Entre os possíveis adversários, o cantor sertanejo Gusttavo Lima se destaca como o nome mais competitivo da direita, mas ainda assim não conseguiria derrotar o petista em um eventual segundo turno.

No cenário de confronto direto entre Lula e Gusttavo Lima, o presidente tem 41% das intenções de voto, enquanto o cantor alcança 35%, uma diferença de seis pontos percentuais. A pesquisa entrevistou 4,5 mil pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro.

Outros cenários e avaliação do governo

O levantamento também testou outros nomes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e o empresário Pablo Marçal (PRTB), mas nenhum deles mostrou um desempenho superior ao do sertanejo.

Contra Tarcísio, Lula teria nove pontos de vantagem (43% contra 34%). Já em disputas com Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, o presidente aparece com 44%, enquanto os adversários ficam com 34%. Governadores como Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (UB) também foram testados, mas perdem por margens ainda maiores, com Lula chegando a 45% das intenções de voto contra 28% e 26%, respectivamente.

A pesquisa ainda revelou que, pela primeira vez desde 2023, a reprovação do governo Lula supera sua aprovação: 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 47% a aprovam.

Primeira etapa da eleição

No primeiro turno, Lula parte na frente, registrando entre 30% e 33% das intenções de voto, dependendo do cenário. Na pesquisa espontânea — em que os entrevistados mencionam nomes sem que uma lista seja apresentada — Lula e Bolsonaro aparecem com 9% cada, enquanto Gusttavo Lima, único nome da direita citado, surge com 1%.

Por estar inelegível, Jair Bolsonaro não foi incluído nos cenários testados.