O secretário da Saúde, Rasível Santos, entregou, na tarde da última sexta-feira (31/01), 60 novos veículos locados, destinados às 18 regionais de saúde. São 24 Fiat Cronos, 5 Nissan Kicks, 19 Volkswagen Saveiro, 3 camionetes Mitsubishi L200, 2 furgões de carga e 7 veículos de passageiro (Renault Master).
A entrega foi possível após a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reduzir em mais de 80% os gastos com transporte nos últimos dois anos, com a adoção de uma série de ações para otimizar os recursos públicos.
A cerimônia simbólica de entrega dos veículos ocorreu no pátio da SES-GO, para as regionais de saúde Central e Centro-Sul. As demais entregas serão feitas à medida que os automóveis forem liberados. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Superintendência de Atenção Integral à Saúde, Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) e outras demandas da pasta também contarão com os veículos.
“É um momento de muita alegria. Os veículos vão proporcionar uma melhor logística, para efetivar o que está sendo planejado pelo Estado. Com uma gestão eficiente, é possível entregar mais recursos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o secretário.
Regionais de saúde de Goiás
O secretário frisou que uma regional de saúde é a presença da Secretaria de Estado nos municípios, onde a maioria dos serviços são prestados.
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura Caralho, lembrou que as regionais são pontos administrativos muito importantes.
“Esses veículos vão proporcionar melhores condições para que realizem as políticas assistenciais de saúde e outros serviços”.
Redução de gastos
As ações para reduzir os gastos na secretaria incluem melhoria na gestão contratual dos processos de locação e o abastecimento dos veículos, garantindo ampla redução dos valores gastos com manutenção veicular, que antes chegavam a mais de R$ 100 mil mensais, quando o previsto no contrato seria de R$ 44 mil.
Ao longo dos últimos anos, a SES-GO passou de 62 para 155 veículos locados e terá agora a inclusão de mais 60 outros veículos alugados. Eles deverão substituir parte da frota própria, que soma mais de 10 anos de uso.
Essa frota reúne cerca de 1,4 mil veículos, 80% deles à disposição dos municípios. É o caso de ambulâncias, usadas pelas Secretarias Municipais de Saúde em diversas áreas, como, assistência, transporte de medicamentos de alto custo, entre outras.
O post Regionais de saúde recebem 60 novos veículos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora