PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) – Depois de transferir a unidade de moderação de conteúdo da Meta para o Texas, nas recentes transformações implementadas na empresa, Mark Zuckerberg está explorando a possibilidade de mudar a residência legal de sua incorporação de Delaware para o estado texano ou outro local dos EUA.
A informação foi publicada pelo jornal Wall Street Journal nesta sexta-feira (31). Fontes ouvidas pela reportagem disseram que a Meta está discutindo o tema e já conversou com autoridades do Texas, mas não descarta fazer a mudança para outro estado. A troca dos documentos, segundo o jornal, não realocaria a sede da empresa, que fica na Califórnia.
Um porta-voz da Meta disse ao jornal norte-americano que não há planos para mover a sede corporativa da empresa da Califórnia e se recusou a fazer mais comentários.
A mudança tiraria a dona do Instagram, Whatsapp e Facebook de Delaware, onde a maioria das grandes empresas americanas está legalmente sediada. Zuckerberg não seria o primeiro CEO a fazer a troca.
Em 2024, Elon Musk fez o mesmo movimento, levando a Tesla e a SpaceX de Delaware para o Texas e a Neuralink para o estado de Nevada. A medida foi anunciada dois dias após a Justiça ter bloqueado o bônus salarial de US$ 56 bilhões que seria pago a ele.
À época, Musk criticou o estado de Delaware, que também é o berço político do ex-presidente Joe Biden, em postagem no X (ex-Twitter). “Nunca incorpore sua empresa no Estado de Delaware.” Anos antes, o bilionário já havia começado a retirar operações de suas empresas também do estado da Califórnia.
Em 2021, o dono da Tesla mudou a sede corporativa da montadora de Palo Alto, na Califórnia, para Austin, no Texas, depois de criticar as regulamentações e os impostos da Califórnia, além de entrar em conflito com as autoridades de saúde no início da pandemia. Na época, o registro da Tesla havia sido mantido em Delaware.
Nem todas as empresas mantém a sede das operações em Delaware, mas a maioria delas está legalmente vinculada ao estado. Mais da metade das empresas da Fortune 500 e de todas as companhias de capital aberto dos EUA são constituídas em Delaware, atraídas pela estrutura jurídica e políticas tributárias favoráveis aos negócios do estado, de acordo com a Harvard Business Services.
A mudança da Meta seria motivada por decisões desfavoráveis a grandes acionistas em tribunais do estado, como no caso de Musk. A empresa está incorporada em Delaware desde 2004. A empresa está considerando os prós e contras de estruturas legais fora do estado e como outras empresas se saíram quando se reincorporaram, disseram as fontes ouvidas pela reportagem.
Especialistas ouvidos pelo WSJ dizem que o governo do Texas está tentando sinalizar que seus tribunais seriam mais amigáveis aos negócios para atrair empresas e afastar a possibilidade de conflitos como o ocorrido entre Musk e a juíza Kathaleen McCormick, de Delaware.