O Governo de Goiás é hoje responsável pela principal plataforma digital que permite a realização de diversos serviços relacionados à defesa agropecuária no Brasil.
Criado e desenvolvido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) é adotado de forma integral ou parcial em 14 unidades federativas e está em processo de implantação em mais quatro estados brasileiros.
A tecnologia totalmente goiana contribui para desburocratizar, agilizar processos e promover economia de tempo e recurso, permitindo a diferentes públicos a realização de serviços como cadastro de propriedades rurais, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e de Trânsito Vegetal (ATV/PTV).
Ainda, estão entre os serviços declarações sanitárias, autorizações de eventos agropecuários, emissão de notas, declaração de rebanho e de vacinação, emissão de Passaporte Equestre, entre outros.
Em 2024, foram mais de 5,25 milhões de acessos ao sistema, tendo como serviços mais utilizados pelos usuários emissão de GTA e de Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), venda de vacinas pelas revendas, declaração de vacinação contra raiva de herbívoros, emissão de ATV/PTV e de nota fiscal, cadastro e consultas de propriedades e termos de fiscalização etc.
“Antes da implantação do sistema, processos relacionados à defesa agropecuária exigiam deslocamentos frequentes dos produtores até unidades locais da Agrodefesa, além de prazos mais longos para a conclusão de procedimentos. Hoje, a partir de login e senha, os usuários podem anexar documentos para um cadastro de propriedade diretamente no sistema ou emitir uma Guia de Trânsito Animal (GTA) do seu computador ou aparelho de celular”, reforça o gerente de Tecnologia da Agrodefesa, Carlos Howes.
Defesa Agropecuária
O presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos, acrescenta que o Sidago é mais do que uma ferramenta digital.
“É um marco na gestão eficiente do setor agropecuário, demonstrando como inovação e tecnologia podem transformar a administração pública e trazer benefícios concretos para a sociedade. Goiás se orgulha de compartilhar essa solução com outros estados, impulsionando o desenvolvimento e contribuindo para a modernização do Brasil”, afirma.
O Sidago possui uma série de componentes que são adotados para garantir segurança a quem utiliza o Sistema. Porém, é necessário que cada usuário faça sua parte e não forneça dados de acesso à plataforma para outras pessoas.
“Orientamos que o login e a senha do sistema são como de um sistema bancário. Não se deve compartilhar com ninguém”, alerta José Ricardo Caixeta Ramos.
Entre as unidades da Federação que adotaram a tecnologia goiana de forma integral ou parcial estão Amazonas, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Piauí, Roraima, Tocantins e Rio Grande do Norte.
Os estados de São Paulo, Paraná, Sergipe e Rondônia estão em fase de implantação. Além disso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Pará e até mesmo o país Suriname, na América do Sul, já buscaram informações para replicar a experiência em seus territórios.
A utilização do Sidago por 14 unidades federativas confirma que o programa goiano já é referência nacional. Por meio de termos de cooperação técnica com a Agrodefesa é possível ainda a troca de informações entre instituições pelo Sidago.
É o caso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que cedeu a base de dados e ferramentas tecnológicas para possibilitar a realização de investigações e auditorias.
Outros órgãos do executivo e judiciário também utilizam o Sidago. São exemplos Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA-GO), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), dentre outros.
Saiba mais
Agrodefesa orienta sobre proibição de venda fracionada ou a granel de sementes
Agrodefesa orienta criadores de muares para 17º Encontro Nacional de Muladeiros
O post Goiás possui o principal sistema on-line de defesa agropecuária do País apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora