SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Todas as regiões da cidade de São Paulo tiveram temperaturas máximas a partir de 30°C em 24 horas, entre as 11h de terça-feira (21) e o mesmo horário desta quarta-feira (22). As medições foram feitas em estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo.

O maior registro foi na Freguesia do Ó, na zona norte, com 33°C de temperatura máxima. O menor, na Lapa, zona oeste, com 30°C.

A menor temperatura mínima em 24 horas foi registrada na estação meteorológica da Sé, região central, com 25°C. A média da mínima durante a madrugada foi de 22,5°C, aponta o CGE.

Terça-feira (21) foi o dia mais quente do ano, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, que é a oficial da cidade, a temperatura oscilou entre 23,6°C e 33°C.

A região Sudeste tem alerta de altas temperaturas emitido pelo menos até esta quarta.

Embora o início de janeiro tenha sido chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com a menor nebulosidade dos últimos dias, houve a elevação das temperaturas, resultando no calorão, afirma o órgão.

Nesse contexto, a prefeitura reativou nesta quarta a Operação Altas Temperaturas. Tendas espalhadas pela cidade vão distribuir água, chás e sucos gelados, além de frutas.

Apesar das temperaturas elevadas, o órgão federal ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária afirma que o fenômeno ainda não pode ser classificado como onda de calor, pois não atende a todos os critérios técnicos, como temperaturas 5°C acima da média por pelo menos três dias consecutivos.

Para esta quarta, a máxima prevista no município no meio da tarde, conforme a medição no Mirante de Santana, é de 31°C. Às 11h, a sensação térmica já era de 31,2°C em Interlagos, na zona sul, também de acordo o Inmet.

Em outro alerta emitido pelo instituto, há perigo potencial de tempestade até esta quinta-feira (23) em todo o estado de São Paulo, além de Minas Gerais, região Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste.

A previsão é de até 50 mm de chuva e ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. A presença da massa de ar quente e úmida deve mater as temperaturas elevadas.