SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Abel Ferreira cobrou Flaco López após o empate com o Noroeste pelo Campeonato Paulista, mas o “camisa 9” é uma antiga dor de cabeça do Palmeiras. Entre contratações, jogadores vindos da base e até improvisações, o português escalou dez nomes diferentes para a posição, mas não encontrou uma solução permanente.
‘FANTASMA’ DA NOVE
Luiz Adriano foi o primeiro centroavante da era Abel, mas acumulou problemas com a torcida e se despediu no início de 2022. O atacante completou 53 jogos sob o comando do português, com 11 gols e seis assistências.
Willian Bigode e Deyverson também foram opções no início de Abel no Palmeiras, mas não se firmaram. Deyverson, inclusive, foi o autor do gol do título da Libertadores de 2021, mas iniciou a partida no banco, entrando apenas na prorrogação. Ele acabou negociado no ano seguinte.
A solução do treinador foi adaptar Rony para o centro do ataque. O camisa 10 se adaptou bem à função, se tornando o artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores, mas perdeu espaço no decorrer dos anos especialmente após a chegada de Endrick e atualmente é visto como “negociável” pela diretoria alviverde.
Números de Rony na era Abel Ferreira:
Jogos: 250
Gols: 66
Assistências: 32
TRÊS CONTRATAÇÕES EM 2022, E SÓ RESTOU FLACO LÓPEZ
Rafael Navarro chegou após se destacar no Botafogo, mas não embalou e acabou no Colorado Rapids em julho de 2023. O atacante completou 65 jogos, com 11 gols e quatro assistências.
No meio do ano, o Palmeiras anunciou Merentiel e Flaco López. O primeiro, porém, acabou negociado com o Boca Juniors após seis meses, 11 partidas e dois gols. Muito por conta do limite de estrangeiros da CBF na época cinco por jogo.
López ganhou espaço em 2024, foi o artilheiro do Palmeiras no Paulistão, mas oscilou e foi cobrado por Abel. “O Flaco está com algumas dificuldades notórias, precisamos de mais dele, mais vontade. Verdade que ele teve um problema no nariz, a máscara atrapalha um pouco na parte técnica, mas precisamos mais dele”, afirmou o treinador após o empate do último sábado (18).
Números de Flaco López na era Abel Ferreira:
Jogos: 116
Gols: 32
Assistências: 9
BASE RESOLVE?
Gosto muito da base, mas não são só garotos que vão nos sustentar. Precisamos de um esforço dentro do clube para que a equipe continue competitiva. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, após empate com o Nororeste
Endrick subiu em outubro de 2022 e comandou o Palmeiras ao título Brasileiro de 2023. O jovem teve uma queda de desempenho no primeiro semestre de 2023, e até foi para o banco de reservas. Ele, porém, reassumiu o lugar no ataque alviverde e terminou sua passagem como titular absoluto.
A transferência do atacante para o Real Madrid, no meio de 2024, forçou Abel a reajustar o setor ofensivo. O português, porém, teve dificuldades e reclamou algumas vezes da falta de efetividade de seu ataque.
Números de Endrick na era Abel Ferreira:
Jogos: 82
Gols: 21
Assistências: 4
O atual elenco alviverde conta com Thalys e Luighi, e o primeiro já marcou no Paulistão. Thalys garantiu o empate com o Noroeste e é o único atacante do Palmeiras a marcar na temporada. Na vitória contra a Portuguesa, o meia Maurício marcou os dois.
PALMEIRAS ‘ESTÁ NO MERCADO’, MAS NÃO TROUXE CENTROAVANTE
O clube anunciou as contratações de Paulinho e Facundo Torres, mas nenhum deles atua no centro do ataque. Neste momento, Abel conta apenas com o uruguaio, pois o ex-Atlético-MG se recupera de cirurgia.
O principal alvo do clube no mercado neste momento é Andreas Pereira, um meio-campista. A presidente Leila Pereira afirmou recentemente que o Palmeiras busca mais reforços, mas não especificou posições.