SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O número de mortes de motociclistas na cidade de São Paulo cresceu 19,8% em um ano, mostram dados divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito.

Ao todo, 483 ocupantes de motos morreram em 2024, contra 403 do mesmo período do ano anterior. Essas mortes representam 46,8% de todas as registradas no trânsito da capital paulista no ano passado, que foi de 1.031.

O número de ocorrências envolvendo motocicletas é um dos argumentos da prefeitura para manter na cidade a proibição do serviço de mototáxi na cidade. O transporte remunerado de passageiros nesses veículos é vetado por um decreto de 2023, mas, mesmo assim, a empresa 99 Tecnologia passou a oferecer a modalidade na semana passada.

Da última quarta-feira (15) até esta segunda, foram apreendidas 143 motocicletas por transporte irregular, segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB).

Em nota, a prefeitura afirmou que tem implementado diversas ações para garantir a segurança de todos os usuários do viário urbano, destacando a faixa azul, sinalização no asfalto exclusiva para motociclistas.

“Hoje a cidade conta com 212,2 quilômetros de vias sinalizadas e novos trechos devem ser inaugurados em breve. Além disso, foram implantadas 1.088 frentes seguras para motos nos últimos quatro anos. Para pedestres, foram implantadas as áreas calmas, 12 mil faixas de travessia e as velocidades máximas foram reduzidas de 50 km/h para 40 km/h em 24 vias da capital”, diz a nota.

A gestão Nunes também afirmou ter se baseado em dados do Infosiga, com o aumento de sinistros, mortes e lesões com o uso de motocicletas na cidade, para estabelecer a proibição desse tipo de transporte na capital.

“O crescimento de sinistros e mortes é proporcional ao da frota, que teve um salto de 35% nos últimos dez anos, passando de 833 mil em 2014 para 1,3 milhão em 2024”, destacou.

O número de mortes de motociclistas também aumentou na estatística de todo o estado. Em 2024, 2.626 pessoas morreram sobre duas rodas, contra 2.261 no ano anterior, uma variação de 16,1%.

Esses dados das motos contrastam com os óbitos dos ocupantes de automóveis, que tiveram uma diminuição de 10,7% na capital (foi de 112 em 2023 para 100 em 2024). No estado, houve um aumento, mas de 10,2% (de 1.230 para 1.355).

A estatística geral do Infosiga também mostra que houve 29,4% mais mortes de ciclistas na cidade de São Paulo, passando de 34 em 2023 para 44 em 2024. No estado, o aumento foi de 11,5%: de 356 para 397 de um ano para o outro.

No geral, o que se observou em todo o ano de 2024 foi um aumento de 12% no número total de mortes no trânsito no estado e de 11% na capital. Isso faz com que 2024 seja o segundo ano com mais óbitos registrados desde que o Infosiga começou a ser divulgado, em 2015. O ano mais letal continua sendo justamente o ano inicial.

Em 2015, houve 6.321 mortes no estado e 1.101 na capital. Em 2024, foram 6.099 e 1.031, respectivamente.

Se a estatística é negativa na comparação de um ano com o outro, a análise apenas do mês de dezembro traz um certo alívio para as autoridades do trânsito paulista. Principalmente, os dados referentes ao estado.

Nesse recorte, comparando os números de dezembro de 2023 com os de 2024, houve uma queda de 10,5% no número total de mortes (de 570 para 510). E, dos tipos de transporte, houve aumento do número de óbitos apenas entre os ocupantes de automóveis, mas de apenas 2,6%.

Na capital, o número de mortes de pedestres diminuiu 26,4% (passou de 34 para 25) e o de ocupantes de carros aumentou de 7 para 10 (42,8%). Já os óbitos de motociclistas aumentaram 3,7% (de 53 para 55). No geral, o número de mortes no trânsito da capital caiu de 98 em dezembro de 2023 para 95 em dezembro do ano seguinte, uma variação negativa de 3%.

Em nota à reportagem, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) informou que trabalha para aumentar a segurança viária, por meio da conscientização da população, fiscalização e criação de políticas públicas. Também diz ter reforçado campanhas educativas em 2024, sendo que as mais recentes têm como foco os públicos mais vulneráveis no trânsito, de acordo com o próprio Infosiga: os pedestres e motociclistas.

“Como reflexo da conscientização promovida, houve queda de 7,4% nos óbitos entre ocupantes de motocicleta no estado, na comparação entre dezembro de 2024 e de 2023, e de 14,2% nos óbitos decorrentes de atropelamentos”, destacou o Detran-SP. “Com o compromisso de salvar vidas no trânsito, foram ainda intensificadas as ODSIs (Operações Direção Segura Integrada), para coibir a mistura de álcool e direção. Em 2024, foi registrado recorde de veículos fiscalizados em operações contra a alcoolemia: 401.713 motoristas abordados durante todo o ano, um aumento de 56% em relação a 2023.”

ACUMULADO DE MORTES NO ANO DE 2024 – SP CAPITAL

Por tipo de transporte

Tipo – 2023 – 2024 – Variação (em %)

Motociclistas – 403 – 483 – 19,8

Pedestres – 352 – 373 – 5,9

Ocupantes de automóveis – 112 – 100 – -10,70

Ciclistas – 34 – 44 – 29,40

Total – 928 – 1.031 – 11

_Fonte: Infosiga_

ACUMULADO DE MORTES NO ANO DE 2024 – ESTADO DE SP

Por tipo de transporte

Tipo – 2023 – 2024 – Variação (em %)

Motociclistas – 2.261 – 2.626 – 16,1

Pedestres – 1.259 – 1.375 – 9,20

Ocupantes de automóveis – 1.230 – 1.355 – 10,20

Ciclistas – 356 – 397 – 11,5

Total – 5.446 – 6.099 – 12

_Fonte: Infosiga_