SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cumprida a primeira metade do mandato, Lula (PT) conseguiu concluir 28% das promessas feitas na campanha de 2022. Das 103 propostas catalogadas pela Folha, há ainda 17% delas paradas, 25% em ritmo lento e 29% em andamento (a soma dos percentuais é de 99% devido ao arredondamento dos índices).
Com este número, o presidente conseguiu cumprir um compromisso a cada 26 dias de mandato, ritmo mais lento do que em uma hipotética média ideal, de 14 dias, para completar todos os itens em quatro anos de administração.
O petista assumiu os objetivos ao longo dos dois turnos da corrida eleitoral. Os dados sobre as promessas de Lula fazem parte de um levantamento realizado pela Folha e foram obtidos do programa de governo do petista, das propagandas eleitorais, da carta de compromissos lançada em 27 de outubro e de entrevistas dadas à imprensa durante o pleito.
Lula lançou nessas plataformas e em declarações ao menos 103 propostas em áreas como economia, agricultura, educação, saúde e segurança pública, além de questões políticas, como a organização de ministérios. O status atual das promessas foi obtido através de informações dos órgãos do próprio governo.