SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Dois juízes da Suprema Corte do Irã foram mortos a tiros na capital, Teerã, neste sábado (18) segundo a agência de notícias do Judiciário do país. Outro magistrado e um guarda-costas sofreram ferimentos. O atirador cometeu suicídio após o ataque.
Os tiros ocorreram na frente do prédio do Departamento de Justiça do país, às 10h45 do horário local (4h15 em Brasília).
“Três juízes da Suprema Corte foram alvos de um ataque. Dois deles morreram como mártires, e o outro ficou ferido”, relatou o portal estatal Mizan Online. A motivação para os assassinatos não foi divulgada.
Segundo o portal Fars News, o assassino seria um funcionário do Departamento de Justiça. Apesar disso, o Judiciário emitiu uma nota descrevendo-o como um infiltrado e negando qualquer ligação dele com a pasta.
“Investigações preliminares revelam que o agressor não tinha nenhuma ligação com a Suprema Corte nem era visitante de nenhuma de suas dependências”, disse o texto.
Os juízes mortos eram os aiatolás Mohammad Moghiseh e Ali Razini. Sites da oposição afirmam que, no passado, Moghiseh esteva envolvido em julgamentos de prisioneiros políticos.