SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O projeto de um professor de língua portuguesa fez com que 85 alunos de uma única escola pública do Pará alcançassem mais de 900 pontos na redação do Enem 2024.

Demétrius Araújo conta que negociou com a direção da Escola Estadual de Marabá para ter uma aula que pudesse se dedicar à correção das redações dos alunos. Assim, ele poderia orientar não apenas sobre como escrever, mas como cada um poderia melhorar a escrita.

Araújo reconhece que nem todo professor de escola pública consegue ter tempo para corrigir os textos de todos os alunos. Por isso, avalia que o trabalho foi tão bem sucedido. “A direção da escola me deu tempo para que esse trabalho fosse possível.”

Ele desenvolve o projeto há três anos na escola. Em 2022, 33 alunos tiraram notas acima de 900 pontos. Em 2023, foram 64 até chegar aos 85 no Enem de 2024.

O professor agora colocou como meta alcançar cem notas acima de 900 na próxima edição do exame.

“A alegria de ter essas notas na escola pública é diferente, tem um gosto especial, até porque tem alunos que vêm de uma realidade extremamente complexa e que não têm nenhum outro espaço para que possam sonhar com a faculdade”, diz Araújo.

Como forma de incentivo e reconhecimento ao bom resultado dos alunos, o governo do Pará, da gestão Helder Barbalho (MDB), vai pagar uma bonificação de R$ 10 mil para cada aluno que tirar nota acima de 900 na redação do Enem. Os 85 estudantes da escola de Marabá receberão o prêmio.

A estudante Maria Vitória, 18, tirou 960 na redação e conta que a preparação com o professor, desde o início do ano, foi crucial. “Fazíamos redações semanais com o professor, ele corrigia e trazia nossos erros, ia para o quadro e trazia para gente o que era preciso melhorar e assim foi feito”, diz a jovem, que vai tentar uma vaga para estudar medicina.

APENAS 12 ESTUDANTES ALCANÇARAM NOTA MIL NO ENEM 2024

Apenas 12 estudantes conseguiram nota mil na redação do Enem 2024. É o menor número de participantes com pontuação máxima já registrado no exame. No ano passado, por exemplo, 60 pessoas alcançaram a marca.

O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Apenas uma aluna de escola pública, de Minas Gerais, conseguiu atingir a nota máxima na redação, todos os demais estudaram na rede particular.

O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

Apesar do menor número de notas máximas, a proficiência média na redação na prova mais recente foi de 660 pontos, acima dos 645 de 2023.