A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) orienta os produtores e a população a adquirirem mudas de citros apenas de viveiros cadastrados na agência e no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A medida é definida na legislação, que determina ainda critérios para a produção e comercialização de mudas, incluindo a proibição de viveiros a “céu aberto” e a venda ambulante de material de propagação.
“Precisamos reforçar a importância da fiscalização na produção e comercialização de mudas de citros. Muitas vezes a população em geral desconhece o risco que existe no comércio ilegal, pois as pragas podem, a princípio, não ser reconhecidas, mas uma vez que as mudas se encontram contaminadas podem comprometer a produção no estado”, alerta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
“Os produtores com áreas comerciais têm conhecimento da obrigatoriedade de adquirir mudas sadias e com origem, mas o cidadão precisa entender da obrigação de adquirir mudas sadias e com origem, mesmo para áreas de lazer, ou seja, não comerciais, para não se tornarem disseminadores de pragas”, complementa.
Viveiros cadastrados em Goiás
Atualmente, Goiás conta com 11 viveiros produtores de mudas de citros cadastrados no Mapa e na Agrodefesa, localizados em cinco municípios do Estado: Anápolis, Goiânia, Goianira, Itaberaí e Goiatuba.
A produção para a safra 2024 é estimada em 750 mil mudas, e a expectativa é de crescimento para a safra 2025, com o cadastro de mais dois viveiros, podendo chegar a 1,72 milhão de mudas, que serão comercializadas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso.
“O Estado de Goiás é considerado área de expansão de fronteira da citricultura no país e, com o aumento da área plantada e a procura por mudas cítricas, os produtores nem sempre encontram as mudas para compra de imediato nos viveiros cadastrados e acabam comprando mudas sem origem, mais baratas, e com pragas, instalando assim os pomares com pouca produção e disseminando pragas”, explica gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio.
“A Agrodefesa tem realizado, em todo o estado, trabalho constante de destruição de mudas ambulantes com o objetivo de preservar a sanidade dos pomares no Estado e alerta aos produtores que comprem mudas somente de viveiros cadastrados para o bem e crescimento da citricultura goiana.”
Acesse a lista com os viveiros cadastrados e regularizados na Agrodefesa e no Mapa, em Goiás: https://goias.gov.br/agrodefesa/programa-de-citros
O post Agrodefesa orienta aquisição de mudas de citros apenas de viveiros cadastrados apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora