ISABELA PALHARES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MEC (Ministério da Educação) divulgou na manhã desta segunda-feira (13) as notas dos candidatos no Enem. Com o resultado, os participantes podem concorrer às vagas das principais universidades do país.

As notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha.

Agora, os candidatos têm acesso aos resultados das provas objetivas e da redação do Enem.

Houve registro de instabilidade no site e muitos candidatos reclamam da dificuldade em conseguir acessar as notas. O Ministério da Educação disse que os resultados foram disponibilizados às 8h e que houve instabilidade no sistema apenas por volta das 9h, mas informou já ter solucionado o problema.

Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.

As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.

O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

Neste ano, o exame recebeu 4,32 milhões de inscrições —um aumento de 9,95% em relação à edição passada.

CRONOGRAMA DO SISU

– Inscrições: 17 a 21 de janeiro

– Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro

– Matrículas: 27 a 31 de janeiro

– Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro.