SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O rodízio de veículos, suspenso na cidade de São Paulo no último dia 23 de dezembro, será retomado nesta segunda-feira (13). Isso quer dizer que neste primeiro dia de restrições veículos com placas finais 1 e 2 não podem circular no centro expandido das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Circular em locais e horários não permitidos, de acordo com regulamentação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), como o caso do rodízio paulistano, implica infração de trânsito de nível médio, com multa de R$ 130,16 e o acréscimo de quatro pontos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista.
Os veículos não podem circular, durante o período da restrição, no centro expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado minianel viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros; avenidas dos Bandeirantes, Afonso D`Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello e Salim Farah Maluf; complexo Viário Maria Maluf; rua das Juntas Provisórias; e viaduto Grande São Paulo.
Motociclistas não têm restrição e podem circular em qualquer horário, independentemente do final da placa.
O rodízio foi suspenso às vésperas do Natal por causa do baixo fluxo de veículos na cidade no período de festas e de férias escolares.
Nesta sexta-feira (10), por exemplo, no pico do trânsito na cidade de São Paulo, a lentidão atingiu 393 km, às 18h.
Neste mesmo horário da segunda sexta-feira de dezembro passado (13), o engarrafamento chegou a 984 km, sendo superado duas vezes a seguir, atingindo 1.048 km de lentidão às 19h.
Como mostrou a Folha, o trânsito em dezembro do ano passado foi o maior para o mês desde 2019, segundo cálculos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Conforme a estatal, até o dia 10, a média diária de lentidão em dezembro de 2024 alcançou 509 km. Foi inferior apenas à média de dezembro de 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, quando o indicador foi de 570 km/h.
O trânsito na capital paulista deverá ganhar fôlego a partir de fevereiro, já que no dia 3 deste mês começam as aulas na rede estadual. Na municipal, o início é previsto para o dia 5.
RODÍZIO MUNICIPAL DE VEÍCULOS
Horários
Das 7h às 10h e das 17h às 20h
Não podem circular
Dia da semana 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira
Placas finais 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8 9 e 0
Fonte: CET