SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As fortes chuvas que castigam há dois dias a cidade de Peruíbe, no litoral sul paulista, alagaram as ruas de alguns bairros e afetaram, até a tarde desta quinta-feira (9), 1.000 pessoas, deixando 300 desabrigadas.

De acordo com os dados da Defesa Civil do estado, nas últimas 48 horas já choveu 283 mm no município, superando os 236 mm previstos para todo o mês de janeiro.

O resultado de tanta água é a elevação do nível do mar, que, somado às chuvas, deixaram os bairros Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores alagados.

Nesta quinta, 30 equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental estão usando nove barcos para retirar as famílias presas nas áreas alagadas. O resgate envolve, principalmente, idosos, crianças e animais domésticos.

Segundo a Defesa Civil, todos são retirados em segurança e encaminhados a um dos três abrigos emergenciais montados nas escolas Profª Delcelia Joselita Machado Bezerra, Profª Maria Amelia e Fernando Neponuceno Filho. Nesses locais, contam com local seguro e condições para ficarem até a situação se normalizar.

Com o aumento do número de pessoas desabrigadas, a Defesa Civil anunciou o envio de quatro caminhões com ajuda humanitária, sendo 300 cestas básicas, 350 kits de limpeza, 350 kits de higiene, 350 kits de limpeza avulsos (rodo, vassoura e água sanitária), 350 kits dormitório (colchão, travesseiro, cobertor e roupa de cama), além de água potável.

A previsão, no entanto, é que a situação deva continuar pelo menos até esta sexta-feira (10). Isso porque o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de chuvas intensas para todo o litoral paulista até a manhã desta sexta. Com isso, existe o risco de mais alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Devido a essa situação, a Defesa Civil avisou que o município deve decretar situação de emergência nas próximas horas.

Segundo Cleber Souza, meteorologista do órgão estadual, esta sexta será marcada pelo Sol entre muitas nuvens na cidade. “Durante o período da tarde, haverá condições para pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade, que podem ser seguidas de raios e ventos na cidade de Peruíbe, devido ao aquecimento diurno junto com a umidade do ar oriunda do oceano sobre o estado. Até o momento, os atuais modelos meteorológicos não indicam condições para acumulados significativos, mas como ainda pode ter pancada moderada, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis”, disse Souza.

No fim de semana, a previsão também é de Sol entre nuvens e chuvas isoladas no período da tarde, de curta e fraca intensidade. A precipitação, porém, deve ser em menor volume.