RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Palmeiras e Atlético-MG foram os principais responsáveis por movimentar o mercado nacional de transferências na véspera de Ano Novo.
OS DESTAQUES
De um lado, o time paulista confirmou a contratação de Paulinho. O atacante custou 18 milhões de euros (cerca R$ 113 milhões), a maior transação entre clubes dentro do Brasil.
No caminho inverso, o Atlético-MG fisgou do Palmeiras a dupla Gabriel Menino e Patrick Silva. O primeiro já é mais rodado no time de cima, mas perdeu espaço. O segundo ainda é recém-saído da base, tem 20 anos e busca de consolidação.
O próprio Galo ainda fez outros movimentos no mercado. Anunciou que assinou em definitivo com o meia Robert que estava por empréstimo do Athletic e emprestou o goleiro Matheus Mendes para o América-MG.
TEXTOR FAZ A RODA GIRAR
Outra conexão que está pulsando no mercado é entre Botafogo e Lyon. Essa por fazerem parte da mesma família de clubes de John Textor.
O Lyon anunciou a venda para o Botafogo do atacante Jeffinho, por 5,3 milhões de euros (R$ 34 milhões).
Jeffinho fez o bate-volta completo. Foi vendido pelo Botafogo ao Lyon, foi emprestado de volta e agora, reserva do time campeão em 2024, é comprado em definitivo.
Impossível dissociar a movimentação do controle de fair play financeiro ao qual o Lyon está submetido na França.
Quem quer fazer esse caminho rumo à Europa é o atacante Luiz Henrique, eleito o Rei da América em votação feita pelo jornal uruguaio El País.
Mas o Botafogo ainda não confirma a transferência. O jogador passou a virada do ano em Dubai com a noiva.
OUTRAS MOVIMENTAÇÕES
O São Paulo anunciou a renovação do contrato com o volante Luiz Gustavo. Aos 37 anos, ele tem vínculo até o fim de 2025.
O Juventude tem dois novos jogadores. Fechou por empréstimo com o lateral-esquerdo Felipinho, do Sport, e também trouxe o meia Ênio, emprestado do Amazonas.