SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um corpo foi encontrado no compartimento da roda de um avião da companhia United Airlines após pousar em Mauí, no Havaí, nos Estados Unidos, na última terça-feira (24).

Cadáver estava em um dos principais trens de pouso da aeronave. À CNN, a United Airlines informou que o corpo sem vida foi descoberto no compartimento da roda de um avião Boeing 787-10, após o voo UA202, que havia saído de Chicago e pousado no Aeroporto de Kahului, na terça à tarde, sem atrasos.

Acesso ao compartimento da roda do avião só era possível pelo lado de fora, informou a companhia. A United Airlines afirmou ainda ao canal internacional de notícias que, até o momento, “não está claro como ou quando a pessoa acessou o local.”

Autoridades investigam o caso. Segundo a agência Associated Press, a polícia de Mauí informou que está “investigando ativamente” o caso, sem fornecer mais detalhes sobre quem era a vítima, como ela chegou ao compartimento da roda do avião, ou as causas da morte.

Esconder-se em trens de pouso é método comum usado por viajantes clandestinos. Segundo a FAA (Administração Federal de Aviação), dos Estados Unidos, 132 pessoas tentaram viajar ilegalmente em compartimentos de rodas de aeronaves entre 1947 e 2021. Dessas, 77% morreram.

Vítimas geralmente ficam esmagadas quando trem de pouso é recolhido. Ainda segundo apuração da CNN, à medida que o voo atinge altitudes maiores, as condições pioram, quando os níveis de oxigênio se tornam extremamente baixos, assim como as temperaturas, e os passageiros clandestinos chegam a perder a consciência.