RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, confirmou que o comando do futebol do Flamengo será do português José Boto. Ele vai ocupar o cargo de diretor técnico.

Em relação ao treinador, o dirigente rubro-negro reforçou a continuidade com Filipe Luís.

“O trabalho conceitual com o Boto e o Filipe já está acontecendo há algum tempo. Não estamos no zero. Mas também não estamos no dez. Vamos trabalhar muito duro a partir de amanhã para tirarmos essa diferença”, declarou Bap, novo presidente do Flamengo.

José Boto desembarca no Brasil no dia 28 de dezembro e vai chefiar o futebol do Flamengo em um novo molde de organograma implementado pela diretoria rubro-negra, agora comandada por Bap.

“Acho que conversei mais tempo com ele do que com a minha própria esposa. Ele é um cara habituado com a separação entre razão e emoção. Acredita em processo”, reforçou o dirigente rubro-negro.

O anúncio de Bap aconteceu na entrevista que antecede a posse.

“Eu tinha um compromisso com a minha equipe, que eles seriam os primeiros a saberem de tudo. Então, eu estava aqui teclando no telefone isso para eles, para eles saberem um minuto antes de todos vocês. E eu dei uma mensagem para eles dizendo quem seria, porque ao longo do processo eleitoral, todo mundo tem uma curiosidade, todo mundo tem uma opinião, todo mundo tem uma preferência. O Bap torcedor também tinha, e o Bap torcedor guardou isso para si e não comentou por ninguém. Talvez esse tenha sido um dos maiores desafios do processo eleitoral, você fazer um poker face”, acrescentou o novo presidente do Flamengo.

Outros nomes antes dele? “Nós conversamos com outros diretores técnicos, foram várias conversas com várias pessoas e alguns que jamais foram citados”.

QUEM É JOSÉ BOTO?

José Boto deixará o NK Osijek, da Croácia, onde estava desde janeiro. O início da carreira foi como treinador, mas ele migrou de função rapidamente. Em 2010, foi chefe de scout do Benfica e se destacou. Depois de oito anos, foi contratado como diretor esportivo do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde trabalhou até 2021, ano que chegou ao Paok, da Grécia. Ele deixou o clube em 2023 e assumiu o time croata em seguida.

A escolha por Boto não é por acaso: ele e Luiz Eduardo Baptista, o Bap, pensam o comando do futebol da mesma maneira. Querem estabelecer uma metodologia para que todos sigam ela, não se adaptar ao que pensa o treinador. Uma das características da diretoria anterior foi a troca de técnicos com estilos completamente diferentes. Desta vez, o pensamento é que o Fla sempre siga uma mesma filosofia que vai guiar todos na busca de profissionais.

A aposta no português tem a ver com a tentativa de fortalecer o “DNA Flamengo”. Ou seja, um futebol para frente. “O José é defensor de um futebol ofensivo, atraente, valoriza o lado estético, e penso que isso vai ao encontro das necessidades do Flamengo. Mais do que um admirador do futebol brasileiro, é alguém com um conhecimento bastante profundo. A pressão no Flamengo é enorme, mas acho que está preparado para isso”, analisou Nuno Travassos, do site A Bola, de Portugal.